reciclável
in

Prefeitura faz ação social, que troca lixo reciclável por pão, peixes e frutas

Quem nunca pensou em poder trocar o lixo por alimento?

Isso parece um sonho mas não é, na verdade, a iniciativa Reciclou, Levou é um programa social da prefeitura de Guarujá, litoral de São Paulo, que desde 2017 está fazendo sucesso e vem se espalhando ao longo do país.

O projeto Reciclou, levou, foi criado para estimular a coleta seletiva de lixo reciclável em troca de cupons de compra que podem ser usados para comprar produtos como frutas, verduras, legumes, peixe e pão.

Sendo uma obra da Secretaria de Desenvolvimento econômico e Portuário em parceria Fundo Social e a Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis e Educação Ambiental (Cooperben), é possível trocar plásticos, garrafas pet, embalagem de produtos de limpeza e óleo de fritura.

A troca dos produtos deve ser feito pelo caminhão da Cooperben, o valor a ser recebido varia conforme o peso, sendo estes:

  • O kg de sacolas plásticas, embalagens de produto de limpeza e garrafas de água equivale a 0,40 centavos;
  • O kg da garrafa pet equivale a 0,70 centavos;
  • O kg de óleo de fritura equivale a 0,50 centavos;

Com os cupons, os moradores podem comprar produtos no caminhão do peixe, na panificadora solidária, na horta solidária da cidade, e nas feiras da economia solidária.

Leia em nosso site 

Homem Cria Ecobarreira Caseira E Retira 1 Tonelada De Lixo De Rio

Funcionária Pede Demissão Por Não Conseguir Chegar No Horário E Patrão Da Um Exemplo Lindo

Os horários do caminhão da cooperativa acompanha o horário do caminhão do peixe, assim como sua localização, pois está sempre junto a ele.

O projeto já apresenta bons resultados desde a sua primeira semana de implantação, a ideia da prefeitura de Guarujá é que cada bairro possa ter o local de coleta e que o projeto funcione de forma autossustentável, além de gerar economia para quem participa da coleta seletiva, o projeto gera mais empregos aos cooperados e um melhor destino ao lixo aumentando a preservação do meio ambiente.

Uma boa ideia para todas as cidades, não acha ? Comente

Written by Marianna Halle

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

paulinho da forca

Câmara aprova projeto que isenta partidos políticos de multas

multa celular

Whastapp está sendo usado para aplicar multas de trânsito