A

Qual a melhor lampada para iluminar a casa: led ou fluorescente?

0

Receba atualizações em tempo real grátis

As lâmpadas incandescentes não serão mais comercializadas no Brasil. Apesar de muito populares, esses modelos deixam muito a desejar. Segundo informações da Associação Brasileira de Indústria de Iluminação (Abilux), somente 5% da energia da lâmpada incandescente é convertida em luz. O percentual restante é transformado em calor.

As lâmpadas incandescentes atuam como radiadores térmicos. Por isso, agridem a nossa pele e podem aumentar os riscos de melanomas. Além disso, elas produzem gás carbônico, o que é extremamente prejudicial por contribuir para o agravamento do efeito estufa.

Tipos de lâmpadas

No mercado brasileiro, o consumidor atualmente encontra três opções de lâmpadas. Antes de escolher qual irá iluminar sua casa, a dica é avaliar alguns fatores como:

● Eficiência energética
● Riscos à saúde
● Vida útil
● Composição
● Preço
● impactos ao meio ambiente

LED

Os Lighting Emitting Diodes, mais conhecidos como lâmpadas LED no Brasil, possuem tecnologia de ponta, possibilitam uma enorme economia na conta de luz (até 90%) e ainda iluminam com muita eficiência. Existem diferentes modelos de lâmpadas LED no mercado brasileiro e todos consomem menos energia em relação às demais.

Sem nenhum material tóxico em sua composição, as lâmpadas de LED têm ainda como vantagem a vida útil prolongada. Duram de cinco a seis vezes mais do que os outros tipos. Embora seja um pouco mais cara, em termos de custo/benefício a LED vale a pena.

Fluorescente

É uma opção melhor do que a lâmpada halógena. É um modelo barato e com boa eficiência energética. Mas é preciso ter cuidado com o descarte. As lâmpadas fluorescentes são compostas por mercúrio, que é um gás tóxico.

Halógena

Composta por filamentos de metal tungstênio e iodo ou bromo (que são elementos halógenos), não é muito diferente dos antigos modelos incandescentes. É considerada menos eficiente pelo Inmetro comparada à LED e à fluorescente.

As lâmpadas de LED são encontradas em formato tubular, bulbo, refletor e painel. Uma ótima dica para a iluminação da casa é optar pelo painel de lâmpadas LED. Eles são muito recomendados por designers de interior por dar um ar moderno e sofisticado a sua decoração. Além disso, iluminam o ambiente todo de forma homogênea.

Ideal para qualquer ambiente

Esse tipo de iluminação é adequado principalmente para salas de estar, escritórios e bibliotecas. Com um pouco de criatividade, o painel de LED pode ser instalado também em banheiros e cozinhas.

Tecnologia em prol da durabilidade

Além de garantir um toque moderno à decoração, o painel de LED dura bastante. Se você utilizar a iluminação todos os dias durante 24 horas, somente será necessário trocar as lâmpadas após quatro anos e meio de uso.

Outras vantagens de usar LED

● Reduz os gastos da conta de luz (mais de 80%)
● Tecnologia de ponta
● Design moderno
● Ecologicamente correta
● Utiliza pouca tensão da rede elétrica (entre 10 e 24 volts)
● 40 a 50 mil horas de iluminação
● Não oferece riscos à saúde

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.