in

Quando fazer manutenção de sacadas envidraçadas ?

sacadas envidraçadas

O envidraçamento de sacada está em alta por conta do visual harmônico que o vidro cria, e muitas outras vantagens que fazem com seja um dos métodos mais presentes em condomínios e residências. Entretanto, para manter todos essas vantagens por mais tempo, é necessário apostar na manutenção da estrutura.

A busca por segurança, conforto acústico, conforto térmico e modernidade consegue ser perfeitamente atendida somente com a técnica de fechamento de sacadas em vidro. Mas, muito além de buscar esse requisitos, é preciso contar com uma empresa de profissionais para garantir seu perfeito funcionamento e contar com bom atendimento até na manutenção.

Manutenção preventiva X Manutenção reparativa

Mesmo com total profissionalismo e produtos de qualidade, qualquer procedimento e equipamento necessita de cuidados, dessa forma, com a sacada de vidro não seria diferente. A manutenção pode ser realizada de duas formas: Manutenção preventiva e manutenção reparativa.

A manutenção preventiva nas sacadas precisa acontecer para garantir a segurança de quem circula pelo local de instalação e também para economizar com reparos e trocas do sistema de envidraçamento de sacadas precocemente.

Os técnicos verificam as roldanas, as molas de guia, os pivôs, os itens de vedação, os estacionamentos inferiores e superiores, checam os acabamentos e analisam se os vidros estão descolados. Através dos teste,s apresentarão um laudo de vistoria indicando onde é necessário a manutenção, e até mesmo se será necessário a troca de todo sistema.

Dicas e recomendações

Sacadas e coberturas de vidro precisam ser vistoriadas em um prazo máximo de dois anos de acordo com a NBR 16.259 da ABNT. Vale lembrar que as manutenções são primordiais para sanar possíveis falhas de execução, problemas de instalação, deterioração de peças, vidros descolados e rolamentos desgastados, ou seja, além de melhorar o sistema já instalado, evita possíveis acidentes.

Durante a manutenção das cortinas de vidros, é necessário colar os vidros com colas (selantes) de qualidade e certificada. É essencial para garantir a segurança de todos, sem contar que a norma diz que somente vidro laminado ou temperado pode fazer parte do sistema.

Não esqueça de ter cuidado com o manuseio do seu sistema de vidro na sacada. Força excessiva ao abrir e fechar o vidro pode ser o grande causador por ocasionar trilhos tortos, e com o tempo, até mesmo quebrar a estrutura e o vidro. O sistema de muro de vidro, cortina e guarda-corpo são sensíveis, tenha cuidado para não danificá-lo por falta de cuidado!

 

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Direito criminal

Direito criminal: trabalhar pra alguém ou montar escritório?

tipos de vidros

Como escolher o vidro correto para o projeto de sacadas e fachadas de vidro?