Quando Vale A Pena Trabalhar Como PJ ?

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Trabalhar de carteira assinada deixou de ser uma realidade predominante entre os brasileiros, trazendo consigo uma dúvida. Vale a pena trabalhar como PJ?


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

A cada dia que passa, o mercado de trabalho tem sofrido mudanças bruscas em decorrência do desemprego, fazendo muitas vezes optarem por trabalhar como pessoa jurídica.

Essa preferência por atuar como PJ pode ser em virtude de inúmeros fatores, e como consequência, o trabalho com carteira assinada deixou de ser a única opção viável.

Desse modo, se você está pensando em começar a trabalhar como PJ, mas ainda possui algumas dúvidas em relação ao assunto, continue lendo esse conteúdo e confira se vale a pena trabalhar como uma pessoa jurídica e quais são os benefícios.

Quais as vantagens de ser uma pessoa jurídica ?

Assim sendo, caso você queira trabalhar como PJ, mas ainda está em dúvida se vale a pena, confira a seguir algumas vantagens de se tornar uma pessoa jurídica:

Quais as vantagens de ser uma pessoa jurídica

1. O horário flexível faz valer a pena trabalhar como PJ:

Sem dúvida, umas das maiores vantagens é em relação a flexibilidade de horários. Ao passo que um colaborador do regime CLT possui obrigação em cumprir o horário de trabalho determinado no contrato.

Por sua vez, a pessoa jurídica já não possui essa obrigação, tendo mais flexibilidade em seus horários.

Pois, diferentemente do colaborador CLT, a PJ não recebe por trabalhar todos os dias, por exemplo, das 6 horas às 15 horas, mas sim por projetos realizados.

Portanto, caso você tenha preferência por qual horário do dia trabalhar, seja de manhã ou de noite.

Ou então, se você não gosta da ideia de passar diversas horas consecutivas trabalhando, tornar-se PJ pode ser uma boa opção para você.

Pois, você poderá ter mais flexibilidade e liberdade em relação aos horários de trabalho. Afinal de contas, é você mesmo quem irá definir a sua agenda e quais são os melhores horários para trabalhar.

2. Mais oportunidades e projetos flexíveis:

Do mesmo modo que a pessoa jurídica pode determinar quais horários trabalhar, ela também pode decidir quais empresas quer prestar serviço. O empregado CLT, quando pede demissão, é obrigado a dar um aviso prévio para empresa que o contratou, mesmo assim, ainda corre grandes riscos de ser multado dependendo da situação.

A pessoa jurídica, por sua vez, está ligada à empresa somente por um contrato de prestação de serviço.

Após o serviço ser realizado, a PJ pode decidir se continua ou não prestando os seus serviços para aquela empresa em questão, pois não há mais nada que a impeça de buscar por novos projetos.

Essa flexibilidade na escolha de projetos é considerada como um ponto positivo, especialmente entre aqueles que buscam atender a diversos setores diferentes, ganhar mais e crescer profissionalmente.

3. Remuneração:

Você sabia que os profissionais PJ ganham cerca de até 40% a mais do que os empregados sob o regime da CLT?

Isso geralmente ocorre porque, os empregados CLT não recebem no final do mês o mesmo salário registrado.

Pois, antes de receber o salário, é descontado os impostos de renda, a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e por vezes, até mesmo uma parcela do vale-transporte e vale-refeição, entre outros.

Ao passo que, para a pessoa jurídica, a empresa não precisa descontar de seu salário esses benefícios, já que não precisam pagá-los.

Como resultado, a PJ acaba recebendo o valor bruto de seu pagamento, diferentemente do empregado CLT, cujos benefícios e impostos foram descontados de seu salário.

Logo, o salário da PJ tende a ser maior em comparação com o empregado CLT.

Como saber se vale a pena trabalhar como PJ?

Sem dúvida, trabalhar como PJ possui diversos prós e contras, assim como em qualquer área do mercado de trabalho.

Antes de decidir se vale ou não a pena trabalhar como PJ, você precisa fazer uma avaliação de todas as vantagens e desvantagens incluídas nessa área de atuação, pesar os prós e contras, e com base em sua atual situação, decidir se vale a pena trabalhar como PJ.

Diversas pessoas associam estabilidade financeira com trabalho de carteira assinada, e que trabalhar como PJ é possivelmente arriscado.

Isso porque os trabalhadores de carteira assinada possuem os seus direitos trabalhistas assegurados pela empresa que o contratou.

No entanto, como dito anteriormente, esses benefícios geralmente são descontados do próprio salário do empregado.

As pessoas jurídicas, por sua vez, não possuem esses benefícios.

Todavia, também não sofrem com os descontos no pagamento, recebendo o valor bruto do salário, entretanto, elas precisam pagar por impostos.

Desse modo, é de extrema importância contratar serviços de contabilidade para cuidar das finanças de sua empresa.

Pois um bom planejamento financeiro é essencial, principalmente para não correr o risco de ficar sem dinheiro e para alcançar a estabilidade financeira.

Logo, não importa se você trabalha como PJ ou carteira assinada, se você não souber como administrar o seu dinheiro, se você gasta mais do que ganha, por exemplo, continuará sem estabilidade.

Assim sendo, o ideal para que isso não ocorra, é contratar um contador online, para administrar suas finanças e ajudá-lo a poupar e investir dinheiro.

Portanto, cabe a você ponderar e estudar com precaução qual cenário é o mais adequado para você.

Pois trabalhar como PJ possui suas vantagens em relação ao empregado CLT, entretanto, ao se tornar PJ, você deverá arcar com mais responsabilidades e obrigações.

Conclusão

Se você prefere trabalhar em horários flexíveis, ganhar mais e crescer profissionalmente, então talvez trabalhar como PJ seja uma boa opção para você.

Mas, caso queira permanecer na área da carteira assinada onde sente-se mais confortável devido aos benefícios e salário fixo, então cabe a você decidir.

Contudo, vale ressaltar que trabalhar com carteira assinada não é sinônimo de estabilidade financeira.

Você também poderá trabalhar como PJ e alcançar a tão sonhada estabilidade, para isso, é sempre importante contar com um serviço de contabilidade online.

Portanto, seja cauteloso ao ponderar quais são as vantagens e desvantagens de cada um, e, em qual deles os seus objetivos se encaixam melhor.

E, caso ainda tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.