Quem sofre mais com depressão ?

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A depressão, baseando-se nas últimas estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta mais de 350 milhões de pessoas em todo o planeta. É uma doença silenciosa, que pode ser confundida com um simples episódio de tristeza.

O problema começa quando essa tristeza se torna algo persistente e deixa o indivíduo incapacitado de realizar as suas tarefas do dia a dia. Muitos fatores podem contribuir para que a doença se desenvolva, será que uma dessas variáveis pode ser o gênero? Quem será que sofre mais com esse transtorno mental que afeta tantas pessoas pelo mundo, o homem ou a mulher?

As mulheres são mais propensas

Um estudo feito pelo psicólogo britânico Daniel Freman, da Universidade de Oxford, aponta que as mulheres têm 40% mais chances de sofrer de algum transtorno mental, entre eles a depressão. Essa pesquisa foi feita para o livro The Stressed Sex (O Sexo Estressado).

Os resultados mostram que, recentemente, as mulheres têm 75% mais chances do que o homem de ter sofrido de depressão. Essa análise é baseada em 12 pesquisas de larga escala realizadas na Austrália, Nova Zelândia, Estado Unidos e Europa.

Depressão em homens e mulheres

Os homens geralmente negam o seu problema, pois acham que admitir é um sinal de fraqueza. Culturalmente, demonstrar sentimentos pode ser considerado algo feminino, isso dificulta o diagnóstico. Geralmente, o homem fala apenas dos problemas físicos, falta de concentração, dor ou fadiga.

A porcentagem maior de mulheres acometidas pela depressão pode ser explicada pelos sintomas diferentes que elas sofrem. São alterações biológicas, hormonais, psicológicos como, tensão pré-menstrual, gravidez e depressão pós-parto e sentimentos negativos.

O importante é que tanto homens quanto mulheres procurem ajuda assim que estiverem sentindo que não podem mais caminhar por conta própria, pois, admitir que está mal é a melhor forma de começar a se curar da depressão.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.