in

Rótulos de xampu 'antiqueda' tem mensagem enganosa

Publicidade

Olhar para o ralo do banheiro ou mesmo para o travesseiro quando acordamos e ver um monte de fios de cabelos acumulados, dá logo o medo de ficar careca. E para isso não acontecer nossa reação segundo o médico Luciano Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia(Estudo dos problemas dos cabelos e do couro cabeludo) é “Entrar na farmácia ou no supermercado e comprar qualquer coisa que traga o apelo de interromper a queda de cabelos”.

Mas isso vale a pena ?

Segundo Carlos Thadeu de Oliveira, gerente técnico do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). A resposta é não, pois segundo ele, “O apelo é para quem tem perda importante de cabelos. Mas os xampus não servem para isso, protegem o fio, não agem diretamente na queda. É uma nova estratégia para vender um velho produto.”

Informações como combate à queda são destacadas na parte da frente da embalagem –a que o consumidor usa para se informar e decidir sobre a compra, segundo o técnico.



Elas são acompanhadas por um asterisco, que faz uma ressalva ao apelo: queda por quebra. (A perda de fios ocorre por várias outras causas: genéticas, hormonais, nutricionais, estresse etc.)

“O asterisco virou um fetiche. Ele é tão venerado que aparece até sozinho, sem a explicação que deveria acompanhá-lo. Devem achar que sua simples presença já significaria uma explicação que os consumidores nem sequer vão se dar ao trabalho de ler”, diz

Publicidade

Xampu para os cabelos

O xampu é como remédio, somente será receitado por um profissional após o exame dos fios e do couro cabeludo.A função básica de um xampu é remover a sujeira da haste do cabelo e do couro cabeludo.

Poderá também conter princípios ativos de tratamento.O aparecimento de ardência, irritação, coceira, vermelhidão ou feridas após o uso de determinado xampu sinaliza a inadequação do mesmo.

Queda de cabelos e calvície

Existem diversar causas da queda de cabelo, como hidratação, quebra, enéticas, hormonais, nutricionais, estresse e mais uma infinidade de motivos, por isso para tratar a perda dos cabelos, sempre será necessária uma avaliação cuidadosa e um diagnóstico adequado.

Sabemos que 40% dos homens e 5% das mulheres apresentarão algum grau de calvície.

Neste caso, assim que se notar os primeiros sinais de afinamento e perda progressiva dos fios, é importante que se institua o tratamento preventivo.

Com informações da Folha de SP

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Infográfico: Velocidade de carregamento de um site

Cresce o número de municípios com risco de dengue