zika
in ,

Segundo estudo, zika pode afetar cérebro adulto

Publicidade

Uma pesquisa realizada por cientistas americanos revela pela primeira vez que a infecção pelo vírus zika pode danificar células cerebrais adultas, e não apenas de fetos em desenvolvimento, o estudo foi publicado na prestigiada revista cientifica Cell Stem Cell.

Células adultas ligadas à aprendizagem e à memória podem ser destruídas pela infecção viral, que também é responsabilizada por um aumento de casos de recém-nascidos com malformações congênitas, como a microcefalia, de acordo com o estudo. “O zika pode claramente entrar no cérebro dos adultos e pode causar estragos”, disse a coautora Sujan Shresta, professora no Instituto de Alergia e Imunologia La Jolla.

Os pesquisadores ainda acreditam que esse ataque viral é o responsável pelos problemas neurológicos provocados pelo zika em adultos, como a síndrome de Guillan-Barré. O cérebro dos adultos possuiu regiões com muitas células-tronco que darão origem a neurônios. O neurocientista Joseph Gleeson, da Universidade Rockefeller, e um dos líderes do estudo, suspeita que essas células são atacadas pelo vírus quando ele infecta adultos.

Publicidade

Usando biomarcadores fluorescentes em ratos, os pesquisadores viram que as células progenitoras neurais adultas que foram modificadas para serem vulneráveis à infecção pelo zika foram mortas pelo vírus.

O estudo concluiu que a infecção pelo zika estava ligada a uma queda de quatro a dez vezes maior na proliferação de células estaminais adultas dos ratos. Duas partes do cérebro, incluindo o hipocampo, que é associado com a memória, mostraram evidências de morte celular e produção reduzida de novos neurônios, disse o estudo.

“Nossos resultados são bastante dramáticos”, disse o neurocientista Joseph Gleeson.

Ainda não está claro qual é exatamente o efeito que a infecção pelo zika pode ter sobre o cérebro humano adulto ao longo do tempo. O neurocientista Joseph Gleeson afirma que ainda precisa aprofundar o estudo, e tentar descobrir meios de observar, em cérebros humanos.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

5 utilidades para a câmera de celular antigo

medalhas

Descubra quanto cada atleta brasileiro ganha por medalha