Softwares jurídicos impactam positivamente o dia a dia da advocacia

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Comunicação interna e com clientes, organização das atividades e produtividade da equipe são alguns dos fatores influenciados pela ferramenta na gestão da rotina dos escritórios de advocacia.

Um escritório de advocacia é uma empresa, por isso todas as decisões devem ser tomadas levando-se em consideração os prováveis impactos, tanto positivos quanto negativos.

É recomendável que os advogados adotem uma postura empreendedora, caso desejem fazer o negócio crescer. Isso implica ir além da prática jurídica, cuidar da gestão de outras áreas – como recursos humanos e finanças, e saber a hora de fazer investimentos.

Muito em voga atualmente, o software jurídico tem sido visto como um investimento que favorece a modernização das atividades e o aumento da produtividade, apesar de ainda haver uma parcela de advogados que opta por trabalhar com planilhas, papel e caneta.

Para saber se é viável ou não incorporar esse recurso, é preciso entender sua influência no dia a dia do escritório. Entre eles, estão a melhoria da comunicação, da organização, da integração e da rotina de trabalho.

Impacto na organização do escritório de advocacia

A organização é fator primordial na prática da advocacia, visto que os processos têm prazos rigorosos, e a perda de um desses prazos traz enormes prejuízos ao escritório e aos clientes.

Cuidar da organização da própria rotina diante de prazos e afazeres pode ser desafiador. O desafio cresce ainda mais quando, além de atender aos prazos processuais, os profissionais também precisam cumprir outros compromissos ligados ao escritório, como participar de reuniões com clientes e eventos corporativos, por exemplo.

O software para advogados permite coordenar de maneira centralizada a agenda do escritório, conciliando os compromissos de toda a equipe, evitando conflitos de atividades e reduzindo o risco de prazos importantes serem esquecidos.

Impacto no atendimento ao cliente

A comunicação do escritório de advocacia com os clientes pode afetar diretamente a satisfação e a fidelização e, portanto, o sucesso do negócio. É comum encontrar dificuldades para manter um atendimento consistente em meio a todas as atividades que ocupam o tempo dos advogados.

O software jurídico pode impactar positivamente nesse sentido. Alguns dos mais completos, como o Astrea, desenvolvido pela Aurum, permitem que o próprio cliente acompanhe o andamento do seu processo  diretamente pelo no sistema. É uma ferramenta que resolve a necessidade dos clientes sem sobrecarregar a equipe do escritório.

Impacto na comunicação

Mesmo que exista uma clara divisão de trabalho no escritório, isso não significa que seja recomendável aos membros da equipe trabalharem de maneira isolada. Na realidade, a integração é muito importante para alcançar os melhores resultados.

Um bom exemplo é uma atuação sintonizada entre advogados e equipe financeira, que organiza a cobrança das atividades realizadas. Se essa comunicação não for bem alinhada, o escritório pode cometer erros no faturamento.

O impacto que o software jurídico traz na integração entre profissionais e departamentos é a possibilidade de centralizar informações. A troca de dados, mensagens, documentos pode ser feita na própria ferramenta, que também permite reunir em histórico o que for tratado em outros meios, como telefone, e-mail e WhatsApp.

Impactos na produtividade

Em um escritório de advocacia, a equipe pode perder muito tempo em tarefas mecânicas, como vasculhar os Diários Oficiais em busca de publicações. Esse é um tempo que poderia ser usado para prospectar novos clientes ou para se atualizar em legislações e jurisprudências relevantes aos casos em andamento.

Um sistema permite automatizar atividades como a consulta de Diários Oficiais e a atualização dos status dos processos. A ferramenta facilita ainda a produção de peças processuais, visto que contempla modelos de documentos para serem editados.

É sabido que a tecnologia oferece recursos que facilitam a rotina do profissional do Direito. Aos escritórios, cabe analisar o custo-benefício da ferramenta e qual serviço disponível no mercado atende plenamente às necessidades da empresa.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close