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Obesidade infantil : Suco de caixinha e refrigerante elevam risco

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Segundo um estudo pulicado no American Journal of Preventive Medicine, as bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos de caixinha, isotônicos, podem ser os principais responsáveis por dietas hipercalóricas na infância e pela  obesidade infantil.

Além disso, crianças que consomem esse tipo de bebida são mais propensas a consumir alimentos pouco saudáveis. A descoberta foi feita por pesquisadores do Departamento de Nutrição da University of North Carolina, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi baseada em dados de 2003 a 2010 de uma pesquisa nacional chamada What We Eat in America. Por meio de uma amostra de 10.955 crianças e adolescentes com idades entre dois e 18 anos, foi possível avaliar os hábitos alimentícios em três faixas de idade: dos dois aos cinco anos, dos seis aos onze anos e dos 12 aos 18 anos de idade.

Os resultados mostraram que bebidas açucaradas eram as grandes responsáveis pelo consumo excessivo de calorias nas crianças com idades entre dois e 11 anos. Entre o grupo com idades entre 12 e 18 anos, isso também foi observado, mas somente quando o consumo de bebidas açucaradas ultrapassava 500 calorias por dia. Além disso, consumir muito refrigerante e suco de caixinha foi relacionado a uma alimentação mais calórica.

A alimentação de uma criança é de vital importância, já que este é um período crucial para as fundações dos seus hábitos nutricionais. À medida que crescem, as crianças ganham maior liberdade e começam a alimentar-se fora de casa. Cabe aos pais incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis e com pouco açúcar. Pizzas, bolos, lanches e batatas fritas devem ter o consumo limitado mesmo que a criança insista.

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A criança deve comer cinco ou seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) em locais apropriados e horários pré-estabelecidos

Torne o prato mais atrativo e divertido, e isto é especialmente importante para crianças pequenas, que não conseguem entender a importância de uma alimentação saudável

Outras dicas que podem ajudar :

Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.

Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandio­ca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.

Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas po­dem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.

Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.

Troque o refrigerante por suco, faça disso um momento de prazer da criança, peça para ela ajudar a fazer o suco.

Leia livros sobre alimentação e receitas para ajudar você a educar seu filho para uma alimentação mais saudável, um sugestão Nutrição Infantil- Segredos da Boa Alimentação.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

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Comments

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  1. Acho muito estranha essa pesquisa …

    Meu filho desde que nasceu só bebe sucos em caixinha … principalmente ADES … que eu odeio por sinal ..

    Mas ele não tem nada d gordinho … muito pelo contrário .;.. é magricelo

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