Obesidade infantil : Suco de caixinha e refrigerante elevam risco

1

Receba atualizações em tempo real grátis

Segundo um estudo pulicado no American Journal of Preventive Medicine, as bebidas açucaradas, como refrigerantes, sucos de caixinha, isotônicos, podem ser os principais responsáveis por dietas hipercalóricas na infância e pela  obesidade infantil.

Além disso, crianças que consomem esse tipo de bebida são mais propensas a consumir alimentos pouco saudáveis. A descoberta foi feita por pesquisadores do Departamento de Nutrição da University of North Carolina, nos Estados Unidos.

A pesquisa foi baseada em dados de 2003 a 2010 de uma pesquisa nacional chamada What We Eat in America. Por meio de uma amostra de 10.955 crianças e adolescentes com idades entre dois e 18 anos, foi possível avaliar os hábitos alimentícios em três faixas de idade: dos dois aos cinco anos, dos seis aos onze anos e dos 12 aos 18 anos de idade.

Os resultados mostraram que bebidas açucaradas eram as grandes responsáveis pelo consumo excessivo de calorias nas crianças com idades entre dois e 11 anos. Entre o grupo com idades entre 12 e 18 anos, isso também foi observado, mas somente quando o consumo de bebidas açucaradas ultrapassava 500 calorias por dia. Além disso, consumir muito refrigerante e suco de caixinha foi relacionado a uma alimentação mais calórica.

A alimentação de uma criança é de vital importância, já que este é um período crucial para as fundações dos seus hábitos nutricionais. À medida que crescem, as crianças ganham maior liberdade e começam a alimentar-se fora de casa. Cabe aos pais incentivar o consumo de alimentos mais saudáveis e com pouco açúcar. Pizzas, bolos, lanches e batatas fritas devem ter o consumo limitado mesmo que a criança insista.

A criança deve comer cinco ou seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) em locais apropriados e horários pré-estabelecidos

Torne o prato mais atrativo e divertido, e isto é especialmente importante para crianças pequenas, que não conseguem entender a importância de uma alimentação saudável

Outras dicas que podem ajudar :

Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.

Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandio­ca/macaxeira/aipim), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches do seu filho ao longo do dia.

Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas po­dem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.

Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.

Troque o refrigerante por suco, faça disso um momento de prazer da criança, peça para ela ajudar a fazer o suco.

Leia livros sobre alimentação e receitas para ajudar você a educar seu filho para uma alimentação mais saudável, um sugestão Nutrição Infantil- Segredos da Boa Alimentação.

Receba atualizações em tempo real grátis

1 comentário
  1. Pastor Edemerval Lacerda de Aguiar Sobrinho Diz

    Acho muito estranha essa pesquisa …

    Meu filho desde que nasceu só bebe sucos em caixinha … principalmente ADES … que eu odeio por sinal ..

    Mas ele não tem nada d gordinho … muito pelo contrário .;.. é magricelo

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

close