Tecnologia assistiva para inclusão de pessoas

0

Receba atualizações em tempo real grátis

Você já ouviu falar sobre tecnologia assistiva? Esse é termo que embora seja novo, vem ganhando bastante atenção no Brasil.


Especial : Confira novidades da Natura para essa semana (acesse aqui)

A tecnologia assistiva trabalha com a identificação de todos os serviços e recursos que proporcionam e ampliam as habilidades funcionais de pessoas que possuem algum tipo de deficiência. Com essa função, a tecnologia promove a inclusão de pessoas especiais e uma vida mais independente.

Conheça agora mesmo mais sobre as tecnologias para inclusão e tire as suas dúvidas:

Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas, no Brasil, o conceito para a tecnologia assistiva é: “Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”.

Recursos para tecnologia assistiva

Podem ser classificados como recursos qualquer tipo de equipamento, item, sistema ou produto que é fabricado para manter, melhorar ou aumentar as capacidades funcionais daqueles que são portadores de deficiência.
Os recursos podem ter uma grande variedade de complexidade. Por exemplo, uma bengala é considerada como um recurso que se enquadra nas tecnologias assistivas, mesmo que pareça um item simples, mas ela melhora as funções de quem necessita usar. Também entram nessa lista outras categorias como: brinquedos que são adaptados, sistemas de computadores especiais, recursos para mobilidade, materiais protéticos, etc.

Serviços para tecnologia assistiva

Na categoria de serviços, se enquadram aqueles que contribuem de maneira direta para que uma pessoa com deficiência consiga escolher, comprar e utilizar os recursos.

Objetivo da tecnologia para inclusão

Encontrar soluções para oferecer às pessoas que tenham deficiência oportunidades para que elas consigam ter independência, melhor qualidade de vida e conquistem a inclusão social.

O objetivo é alcançado através de maneiras para ampliar a mobilidade, a comunicação, o controle, as habilidades, o aprendizado e o trabalho do deficiente.

Além disso, as tecnologias para inclusão também visam integrar os deficientes com os seus amigos, família e com a sociedade que é fundamental para o desenvolvimento individual.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.