Tecnologia e os automóveis

1

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

A inovação tecnológica acontece por meio de investimentos e pesquisas sobre algo que se queira melhorar produtos e serviços e que permite eficiência e eficácia dos processos produtivos.
Quando Henry Ford desenvolveu o automóvel, o que foi um boom para a época, ele não imaginaria a dimensão da máquina que criou tomou na atualidade.

Isso acontece em todos os setores empresariais, entre eles, está o automobilístico. Foi-se o tempo em que o carro era apenas um meio de transporte que Ford fez acontecer. O criador dessa máquina permitiu à sociedade a criação e a diversificação do mesmo objeto mas com novos valores e conceitos.

A inovação tecnológica acontece por meio de investimentos e pesquisas sobre algo que se queira melhorar produtos e serviços e que permite eficiência e eficácia dos processos produtivos.

A tecnologia envolvida na fabricação dos automóveis vem crescendo visando qualidade, agregando valor, design e estilo. Porém todo esse movimento de constante mudança no setor ainda favorece carros importados e que para o auto nacional é algo a ser pensado, projetado e trabalhado.

Todos em qualquer lugar do mundo gostam de conforto, segurança, praticidade, sustentabilidade e também avaliam o quesito beleza além de valor financeiro que interfere diretamente no bolso do consumidor. O fato é que tudo isso é algo que pesa no bolso do brasileiro, tecnologia é algo maravilhoso que faz renovar as coisas, porém nem sempre é acessível ao bolso dos cidadãos desse país que, diga-se de passagem, está permitindo o crescimento do poder aquisitivo, mas que em sua grande maioria ainda, não pode desfrutar desses bens de consumo com tecnologia. Contudo, não pode usufruir, porque importa-se esses produtos eletrônicos d o continente asiático e de acordo com o perfil do mercado nacional paga-se caro.

Publicidade

O desenvolvimento dessas tecnologias inovadoras em território brasileiro seria importante para o crescimento do país, haveria mais mão-de-obra capacitada para o ramo eletrônico, com isso, o país ganha em gerar novas oportunidades e a frota automotiva brasileira teria tecnologia brasileira.

Uma “pesquisa de campo”, trazer do primeiro mundo tecnologia de ponta para carros nacionais tende a crescer no mercado o valor ao quesito segurança, estilo, se é sustentável ou não e gostos distintos. O importante é projetar caminhos para que não se importe mais tecnologia da Europa ou dos Estados Unidos, mas que ela seja fabricada aqui, de alta qualidade e embutida em veículos que o consumidor, o brasileiro possa adquirir.

Em um futuro, não muito distante, os carros terão 100% de vida própria (como o carro sem motorista do Google), como isso ocorrerá? Por meio de desenvolvimento de projetos que melhorem os processos do mercado, ou seja, a inovação tecnológica está presente e sempre participará das grandes mudanças.

É interessante pensar que se o país passar a valorizar e a investir nele próprio, a cultura brasileira passará a ter mais valor frente às potências mundiais. Um país que cresce cada dia mais e que possui os olhos do mundo voltados a si, tem a grande responsabilidade de desenvolver competências únicas e que façam a diferença nas atitudes tomadas.

Portanto, o investimento no Brasil, em TI, em componentes eletrônicos como os sistemas de controle integrados por powertrain e ABS, sensores de segurança e dispositivos de entretenimento para os veículos nacionais sejam pesados, para que brevemente, o quadro de importação se inverta, e o Brasil passe a exportar tecnologia, qualidade e claro, bom gosto.

Receba atualizações em tempo real grátis

1 comentário
  1. Luiz Pedro Diz

    Boa noite prima!

    parabéins pelo texto, ficou ótimo e muito bem especificado e claro,

    que você continue assim sempre cada vez mais a postar textos relacionados ao desenvolvimento de nosso país…

    tchau linda,

    bjo!

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.