redacao
in

Temas que poderão cair na redação do Enem 2015

Publicidade

Atendendo pedidos de nossos leitores que pretendem prestar a prova do ENEM preparamos uma lista com alguns temas que poderão cair na redação do Enem 2015, para você ir se preparando.

As provas do Enem 2015 serão aplicadas durante os dias 24 e 25 de outubro (sábado e domingo), por isso é bom ir estudando.

Temas Que Poderão Cair nos Futuros Exames:

Redução da maioridade penal

maioridade penalc

Como todos sabem, a violência urbana é um dos maiores problemas do nosso país. Uma das medidas que vem sendo amplamente discutida nos últimos tempos é a redução da maioridade penal. O nosso governo, na figura da presidente Dilma já acenou que é contra e que o mesmo poderá ser objetivo de futuro plebiscito, para saber a opinião dos brasileiros.

O maior escândalo mundial da história do futebol na FIFA e a corrupção na empresa brasileira Petrobrás:

corrupcao

Um dos assuntos mais comentados nos últimos tempos pela imprensa mundial tem sido a corrupção que vem assolando o mundo e o nosso país. No Brasil, ele está envolvendo uma das maiores empresas do mundo, a brasileira de produção de energia chamada Petrobrás, que foi alvo de investigação criminal na operação da Polícia Federal, chamada Lava-jato, onde foram indiciados e presas várias pessoas, entre políticos, funcionários públicos, empresários e empresas beneficiadas por terem pagos e recebidos propinas e também por formação de esquema, ou por criação de um cartel entre as diversas empresas, para participarem fraudulentamente de licitações públicas na petroleira citada.

Recentemente, tivemos também o episódio com a FIFA(Federação Internacional de Futebol), que está sendo investigada pela unidade de polícia do Departamento de Justiça dos Estados Unidos FBI(Agência Federal de Investigação), envolvendo sete dirigentes internacionais daquele órgão e cinco executivos, os quais foram presos na Suíça quando participavam do 65º congresso da FIFA em Zurique na Suiça. Entre eles, estão 3 brasileiros, sendo acusados por suspeitas de corrupção, sendo que um deles, trata-se do vice-presidente da CBF, José Maria Marin, e outros dois, estão ligados a empresas de marketing esportivo, como o empresário brasileiro José Awilla (dono da Traffic Groupe) e José Lazaro Margulies, proprietário das empresas Valente Corp. e Somerton Ltda. Ainda, sob clima contestado o presidente da entidade Joseph Blatter(Suiça) foi reeleito pela quinta vez consecutiva, quando derrotou, por desistência, seu único oponente o príncipe jordaniano Ali Bin Al-Hussein, mas teria renunciado do cargo poucos dias após sua reeleição.




A crise hídrica no Brasil e no mundo

agua

Várias pesquisas mostram que água potável é um bem que vem se tornando escasso e que pode até acabar, se nada vier a ser feito em termos de conscientização e economia, evitando-se o desperdício. Por isso, o consumo consciente e a racionalização do uso da água, aqui no Brasil, são assuntos atuais e que são fundamentais em toda esfera global. Na maior cidade do estado de São Paulo, sabemos que o reservatório composto por várias represas que é chamado simplesmente por sistema Cantareira, vêm diminuindo sensivelmente sua capacidade em armazenamento, devido à estiagem e falta de chuvas suficientes na cabeceira dos rios que abastecem o sistema. Sabemos também que hoje é utilizado o volume morto, para abastecer ainda cerca de 5,6 milhões de pessoas na cidade de São Paulo. É um problema mundial também pois, por exemplo, o maior consumidor de água, os EUA também vem sendo atingido, onde seu principal aquífero chamado “Ogallala”, responsável por um quinto das terras irrigadas no país, vem sofrendo grandes baixas por causa da exploração humana.

Publicidade

A Medida Provisória 595 ou MP dos Portos

porto

Medida que foi editada pelo governo em dezembro do ano passado, e que visa agilizar e baratear o frete marítimo no país, reduzir o tempo médio de carga e descarga e aumentar a competitividade do setor, considerado-se um dos principais gargalos para o crescimento do Brasil.

A morte de Margaret Thatcher

_margaret_thatcher

A primeira-ministra do Reino Unido por mais de 10 anos e é assunto que pode aparecer tanto na redação, quanto no corpo das questões objetivas do Enem. Aconselhamos conhecer a fundo a biografia desta figura que se tornou um dos maiores símbolos da Inglaterra, pode acreditar?

Eutanásia

eutanasia

Leia sobre a eutanásia, que se trata de uma prática, pela qual se abrevia a vida de um enfermo considerado incurável, de maneira controlada e assistida por um especialista. O tema sempre é muito polêmico e discutível, pois sempre representa uma complicada questão de bioética e biodireito.

Importação de médicos

medicos

O Ministério da Saúde vem contratando médicos de outros países, principalmente de Cuba. Essa atitude, segundo o próprio ministro da saúde no Brasil, visa amenizar a escassez desses profissionais nas regiões mais carentes do nosso país. Em contrapartida, muitos protestos são contra a medida, questionando-se a qualidade e também o fato de que seus salários são pagos apenas parcialmente, enquanto que maior parte dele, fica com o país importador desta mão de obra, onde a maioria deles reside.

Veja em nosso site : Especial Enem

Se deseja conseguir uma boa nota no exame ENEM, bem como ser aprovado em qualquer concurso, teste ou prova, a dica é nunca desistir do sonho, mas você deve ir se preparando continuadamente para as provas, estudando diariamente, sempre consultando e resolvendo provas antigas e testes e boa prova e redação.

Written by Andreia Landa Pandim

Uma pessoa que ama viver, mas que sempre precisa dos outros para ser feliz

What do you think?

Comments

Comente !
  1. nossa… gostei uma ajuda amais nao sei se vai cair
    o que estudei mas aprendi muita coisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
webcams

Crise aumenta número de mulheres em webcams pornôs

virus facebook

Novo vírus se espalha pelo Facebook marcando pessoas em vídeo, veja como remover