A testosterona é o hormônio em maior quantidade no organismo masculino. Nos homens, ele dita o comportamento psíquico e sexual, surgimento de pelo, modificações na voz e produção de massa muscular. Nas mulheres, influencia o desejo sexual e a formação de massa muscular, mas também na queda de cabelo.
A queda do hormônio testosterona provoca redução da libido, da massa muscular, fadiga e aumento da gordura corpórea.
Outro problema é que testosterona baixa causa queda de cabelo. Saiba por que isso acontece e qual médico procurar quando houver perda capilar.
Índice
O que faz o cabelo cair ?
Perdemos diariamente 100 fios de cabelo. Esta queda é conhecida como não cicatricial, pois, o folículo continua vivo e possibilita o nascimento de novos fios.
Já na queda cicatricial, o bulbo é danificado e o cabelo não nasce mais. A primeira é influenciada pelo estresse, problemas hormonais, uso de químicas, doenças e deficiência de nutrientes. A segunda é causada por doenças de pele graves.
E o que a testosterona tem a ver com queda de cabelo? Ao chegar no folículo, a testosterona reage a enzimas e pode atrofiar os bulbos capilares, causando a queda cicatricial. Mas, isso é um caso severo de alteração hormonal.
Como identificar a queda dos níveis de testosterona e sintomas ?
Nos homens, o nível de testosterona cai 2% partir dos 30 anos. No entanto, problemas nas glândulas hipófise e hipotálamo, ambas no cérebro podem diminuir a produção. Entre as causas não fisiológica estão o estresse e até a má alimentação. Os principais sintomas da queda de testosterona são:
• Fadiga;
• Oscilações de humor;
• Perda de força muscular;
• Diminuição do desejo sexual;
• Dificuldade de concentração e falhas de memória.
Veja: Como aumentar os níveis de testosterona de forma natural
O que fazer quando perceber a queda de cabelos ?
Independentemente da testosterona baixa causar queda de cabelo, deve-se procurar o endocrinologista e o dermatologista para investigar a queda de cabelo.
Serão solicitados exames de sangue para medição de hormônios e de nutrientes. Outra recomendação é não tomar remédios por conta própria e seguir o tratamento à risca.
Veja em nosso site : Mitos e verdade sobre a calvície
Lembre-se: A produção natural de testosterona em nosso corpo irá nos ajudar e proporcionar diversos benefícios, já citados anteriormente.
Os resultados só virão com o tempo, com o nosso esforço e dedicação, não existem milagres! Existe sim muito empenho e disciplina.