in

Tire suas dúvidas sobre o PIS/PASEP 2014

O benefício do Pis e Pasep de 2014 começou a ser pago neste mês conforme datas estipuladas pelo governo federal. O Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que deverá beneficiar até 23 milhões de trabalhadores, e muitas pessoas estão com duvidas sobre o beneficio, por conta disto resolvemos tentar esclarecer as dúvidas mais frequentes das pessoas.

Principais duvidas sobre o PIS PASEP 2014

Empregados domésticos tem direito ao PIS ?

Não, porque o empregado doméstico, mesmo com carteira assinada, está vinculado a uma pessoa física (a pessoa que o contrata). Somente quem trabalha para pessoa jurídica, como uma empresa, tem direito ao PIS se atender a outras exigências, como receber até dois salários mínimos mensais em média.

Como sei se tenho direito ao PIS ?

Basta se dirigir a qualquer Agência da Caixa Econômica Federal, com sue RG e o número do PIS. Caso tenha o Cartão Cidadão, poderá verificar em Casas Lotéricas, nos terminais de auto-atendimento da Caixa e também nos correspondentes Caixa Aqui.

Contribuo como autônomo, vou receber o PIS ?

Não. O PIS não está vinculado à contribuição para a Previdência, o PIS é uma cota complementar a ela efetuada por empresas ou, no caso do Pasep, pelo serviço público.

Militares tem direito ao beneficio ?

Sim, mas ao PASEP Nesse caso, basta atender aos demais critérios, como receber até dois salários mínimos mensais, em média, estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano da apuração.

Quem começou a trabalhar em julho de 2009, por exemplo, já tem direito ao PIS?

Sim. Segundo a assessoria de imprensa da Caixa Econômica, o que vale é ter sido cadastrado no PIS/Pasep até o final de 2009.

A Caixa tem algum telefone para tirar duvidas ?

Sim, a Caixa Econônica Federal lançou um serviço de atendimento telefônico específico para usuários de benefícios sociais, que é 0800-726-0207 .

Trabalhador rural não tem direito?

Depende. Se ele for vinculado a uma pessoa física, não tem direito. Pode receber o PIS somente se for vinculado a uma pessoa jurídica, como uma empresa agrícola, por exemplo, e atender aos demais critérios.

O que precisa para sacar o dinheiro?

Apresentar carteira de identidade, carteira de trabalho ou o cartão do PIS/Pasep,o pagemento pode ser retirado na Caixa Econômica, Loterias e Caixa Aqui.

Leia também : Veja quando você pode sacar seu abono do PIS / Pasep

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

54 Comments

Leave a Reply
  1. tenho carteira de trabalho a sinada mais em casa de familia eu esmo pago o nss tenho ou ñ

    • Não, porque o empregado doméstico, mesmo com carteira assinada, está vinculado a uma pessoa física (a pessoa que o contrata). Somente quem trabalha para pessoa jurídica, como uma empresa, tem direito ao PIS se atender a outras exigências, como receber até dois salários mínimos mensais em média.

    • Eu trabalhei em 1996 e não trabalhei mais e tenho. o cartao sidadao eu tenho direito o pis .pasep

  2. A Caixa tem telefone para informar…mas não funciona….só sinal de ocupado ha mais de 10 dias….uma vergonha.

  3. trabalhei 2007-08 com carteira assinada, e não tive mais nem uma assinatura tenho direito de receber o pis

    • Tem que ter no mínimo 5 anos de registro em carteira. Ex.: Você trabalhou na padaria do João 2 anos, depois 1 ano na farmácia do Zeca, e mais 3 no açougue do Manoel. Somando você terá 6 anos de registro então terá direito. Agora se somados não atingir os 5 anos não terá direito

  4. Tenho uma dúvida, se possível, poderia saná-la? A pergunta é aqueles que tem e são MEIs – Microempreendedores Individuais, têm direito ao benefício?

  5. minha carteira de trabalho foi assinada a primeira vez em 2009 e depois só em 2010 ate 2011.tenho direito ao piss?

  6. Trabalho de Carteira assinada desde dezembro de 2012 na mesma empresa Jurídica, completo ano em 20/12/2014, tenho direito a receber o PIS/PASEP?

  7. Estou há um ano e meio desempregado, meu último salário era $3.500, 00 por mês. Tenho direito ao pis?

  8. eu ja tem seis ano na empresa so q peguei o meu em janeiro de 2014 sera q ainda pego esse ano ainda alguem mim informa ae pqv obgadooooo..

  9. Tenho 5 anos de carteira , e minha carteira foi assinada este ano em abril , tenho direito pis ?

  10. Trabalho em uma empresa com carteira assinada desde o ano de 2000 e gostaria de saber se tenho direito a receber o juro do PIS

  11. desde 2006 sou cadastrado mais no ano base q foi 2011 nao estava trabalhando com carteira assinada e desde do ano de 2013 estou com a carteira assinada porem temho direito a recebe ese ano o pis?

  12. Trabalhei em 2013 por agência, já tenho 5 anos de cadastro no PIS, tenho direito à recebê-lo?

  13. eu tenho mais de cinco anos de carteira assinada mas nao recebo o pis , procurei a empresa a empresa falou q foi porq q o numero de meu pis mudou agora eu tenho dois numeros de pis oq ja estar na carteira eoutro q a caixa me deu sera q isso tem aver mesmo pra ainda estou na duvida

  14. Pq não posso mais sacar o pis no caixa eu não tenho cartão cidadão?! Vou ter q fazer e esperar 30 dias até ficar pronto!

  15. Ano passado recebi em julho pq tenho conta na caixa mas até agora o meu não caiu…Será q vai sair só na data que estar registrado. ..sou de junho. ..Gostaria de uma resposta com urgência

  16. Meu nome e alex junior eu sou cadrastadona caixa eu toutrabalhando este ano de carteira assinada ano passado eu recei o abono salarial eu tenho direito esse ano

  17. Já sou cadastrada no Pis a mais de 5 anos, só que fiquei desempregada em 2013, e agora em 2014 estou trabalhando, será que não posso sacar meu Pis pq não trabalhei pelo menos 30 dias no ano de 2013?

  18. Trabalho de carteira assinada mais no momento estou afastado recebendo pelo inss por motivo de doença. ..tenho direito ao pis

    • Eu tenho o cartao sidadao e trabalhei em 1996 e estol dezem pregada faso ano. 2 de dezembro tenho direito o pis pasep.
      Andréa.

  19. A empresa não mandou a rais para caixa e a mesma fechou o que posso fazer para solicitar meu pis.

  20. no ano passado eu recebi o pis e este anop só tenho direito aos juros,porquê se o meu salário continua o mesmo? Ganho menos de 2 salários mínimos.

  21. Sou funcionaria publica ha 34 anos,e no periodo entre 2005a 2012 fui nomeada para exeser um cargo onde eu recebia dois sálarios,em 2013 voltei para minha função normal recebendo um sálario minimo,e o meu pasep é tem a terminação 0,e até agora eu não recebir o meu, gostaria de saber se tenho direito de receber ou não e por que não recebir ainda

  22. TRABALHEI 4 ANOS NA PREFEITURA DA MINHA CIDADE COMO CONTRATADO E SEMPRE DESCONTAVA NO CONTRA CHEQUE OS VALORES A SEREM DESCONTADOS DO INSS, TENHO DIREITO DE RECEBER O PIS?

  23. Eu trabalhei em 1996 e não trabalhei mais e tenho. o cartao sidadao eu tenho direito o pis .

  24. Minha mãe trabalhou de carteira assinada em 1995 a 1996 elaa ultima vez que ela pegou foi em 2000 e nunca mais será que ela inda tem direito?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Saiba escolher a calça ideal para seu tipo de corpo

Como ter financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida