Tubos de aço quadrado: exatidão e segurança na execução de seus projetos

Receba atualizações em tempo real grátis

A versatilidade é uma das principais características dos tubos de aço quadrado. Eles são muito utilizados em diferentes tipos de projetos da Construção Civil. Além disso, também são usados na fabricação de móveis. Na prática, onde é necessário unir resistência e exatidão, esse tipo de tubo de aço carbono é a melhor opção.

Existem vários modelos de tubos quadrados no mercado. Podem ser encontrados galvanizados, com ou sem costura. Para escolher corretamente, é necessário levar em conta como o produto será empregado.
Metalon garante a resistência do tubo quadrado

O metalon, que é conhecido por ser um material bem resistente e muito duradouro, é a matéria-prima que compõe os tubos de aço quadrados. Dessa forma, o produto é capaz de suportar bastante peso, compressão e esforços de tração.

Por todas essas qualidades, o metalon também garante a segurança das estruturas em que os tubos quadrados fazem parte.

Tubos de aço quadrado com ou sem costura: qual usar?

Tubos de aço quadrados sem costura são bem versáteis

Famosos por sua resistência, os tubos quadrados sem costura são amplamente utilizados pela construção civil: são encontrados em projetos diversos que vão de viadutos a grandes estruturas como centros de convenções, de imponentes prédios residenciais até altas torres de transmissão.

Embora sejam muito resistentes, os tubos sem costura são bem leves. Outra vantagem é que não pesam muito no bolso, já que são uma opção bem mais econômica do que os modelos com costura.

Tubos de aço quadrados com costura são muito usados na indústria

Quando o produto passa por soldagem ERW (por resistência elétrica), ele é considerado um modelo com costura. Esse tipo de tubo quadrado é muito encontrado no segmento industrial. Usinas de cana-de-açúcar, fábricas de automóveis e a agroindústria costumam utilizar bastante esse tipo de tubo de aço carbono.

Como descobrir se o tubo quadrado é de qualidade

Ter certificação é fundamental

Uma dica importante para quem pretende comprar tubos quadrados é prestar a atenção nas normas. Antes de fechar negócio, é preciso ter certeza que os produtos possuem certificação.

Dessa forma, é possível garantir a segurança de todos envolvidos no projeto. Sem contar que irá garantir a qualidade do produto final.

Além disso, os tubos de aço certificados possuem uma vida útil muito maior. No caso do tubo quadrado, ele precisa obedecer as normas NBR 6591 ou NBR 8261 (ASTM A500).

Não oxidam

Outra indício de que um tubo quadrado é de qualidade é a sua resistência. A dica é optar por modelos galvanizados. Dessa forma, não irão apresentar oxidação e poderão resistir a materiais abrasivos e corrosivos, o que é essencial dependendo de onde ele for aplicado.

Medidas dos tubos de aço quadrado

Os tubos quadrados são fabricados a partir dos modelos redondos. Eles podem medir inicialmente 15 x 15 mm., entretanto, é possível chegar a medida máxima de 300 x 300 mm.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários