in

UFC : Transmissões de lutas podem ser proibidas

Uma Comissão da Câmara dos Deputados vai debater nesta terça-feira (27) uma proposta de lei que veta transmissão de lutas de MMA na televisão. A proposta, de autoria do deputado José Mentor, do PT paulista, além de proibir a transmissão de lutas marciais não olímpicas pela televisão prevê multa de R$150 mil e outras sanções para quem descumprir essa determinação.

As artes marciais mistas, mais conhecidas pela sigla em inglês MMA, se referem a uma modalidade de luta onde são permitidos golpes e técnicas de luta no chão, como o judô e jiu-jitsu e em pé, como o boxe e caratê.Entre os participantes do debate estão nomes de peso, como Anderson Silva, ex-campeão mundial de MMA e considerado por muitos o melhor lutador de todos os tempos.

Confira entrevista sobre o tema com o deputado Sibá Machado, do PT do Acre. Ele foi um dos autores do requerimento para realização da audiência.

Sobre UFC

O Ultimate Fighting Championship é a maior organização de artes marciais mistas do mundo, que contém os maiores lutadores do esporte e produz eventos ao redor de todo o mundo, uma organização americana de artes marciais mistas ou MMA – Mixed Martial Arts. As lutas envolvem uma mistura de estilos como Jiu Jitsu, Boxe, Wrestling, Muay Thay, Karate e outras. Uma das particularidades dos campeonatos UFC é o ringue de oito lados (octógono) fechados por uma grade, onde os lutadores combatem em 3 assaltos de 5 minutos. Em lutas de disputa do título são 5 assaltos de 5 minutos.

O UFC foi o primeiro evento renomado de Vale-tudo, realizado nos Estados Unidos no ano de 1993 e inspirado no Vale-tudo brasileiro. O objetivo inicial do UFC era descobrir o melhor lutador do mundo, independente do estilo de artes marciais que ele praticava.

O lutador brasileiro Anderson Silva é um grande nome do UFC e um dos maiores representantes das artes marciais mistas do Brasil. É especialista em Muay Thai.

Considerado até pouco tempo atrás um esporte de nicho, o UFC subitamente se tornou o assunto da moda — durante dez dias esteve na lista dos assuntos mais comentados do site de mensagens rápidas Twitter, à frente de notícias como os sangrentos protestos no Egito ou o popular Super Bowl, a prestigiada final do campeonato de futebol americano.

A popularidade se reflete também no valor da marca. Adquirido por dois irmãos americanos, em 2001, por 2 milhões de dólares, o UFC é atualmente avaliado em 1 bilhão de dólares, o valor mais alto do esporte, segundo a revista americana Forbes.

Com informações da EBC

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Comente !
  1. como assim? como podes ser contra a uma prática d esporte, indiferente da "agressividade" é um esporte, como podes ser a favor e ter um preconceito sobre uma prática de esporte, do exemplos de práticas esportivas que são agressivos, hipismo agressividade a o animal, futebol aonde a prática deixa até mesmo fraturas, rugby aonde o esporte é puro contato e de grande rigidez como também o futebol americano e tantos outros esportes, assim como a sua opção sexual para muitos é desconhecida e gera para os formadores de opiniões um preconceito e, acham uma afronta a família e que tentam ter o direito de abolir e extinguir, que não é o meu pensamento, e vc é a favor de extinguir sem conhecer um esporte. Tudo que é desconhecido gera medo e preconceito. Bjos Amigo 😀

  2. o ufc é uma tentativa de homicídio legalizada. esporte? desde quando? além de proibir as transmissões deveriam também proibir a prática dessa estupidez.

  3. Luiz H. Blenda não leve para outro lado a situação… Um "sei la o que" que ja treina pessoas para espancar não deve ser considerado esporte. Qualquer tipo de agressividade é brutal e deve ser considerada crime. No futebol se treina para jogar, no judô para imobilizar. Fatalidades acontecem, lesões, fraturas. Mas ir com "sangue nos olhos" para deformar e agredir um oponente não deve ser aceito.
    Isso é coisa de gente alienada. Que de certa forma gosta de ser agressivo, mesmo reprimindo tal sentimento.
    Não apoio. Jamais apoiarei.
    E quanto ao lado sexual que vc mesmo resolveu tocar, aonde é que está a agressividade?
    Te respondo: Na cabeça de héteros conservadores e conservacionistas religiosos, que insistem em fazer do mundo um poço de preconceitos.

  4. Caro Junior Cruz Jay se voce naun gosta deste ESPORTE, quando estiver passando na tv troque de canal, naun seja intransigente ou preconceituoso, pois existem pessoas que gostam de MMA, eu naun tenho nenhum apreco por homoafetivos, mas nem por isso quero bani-los. O segredo eh "Viva e deixe viver " .

  5. Sr. Junior Cruz,
    sou praticante de artes marciais e ao contrario do que você pensa 99,9% dos mestres de artes marciais nos ensina o alto controle e não a agressividade e alguns golpes permitidos no UFC são realmente brutais e muitos profissionais estão tentando proibir-los de qualquer evento de MMA do mundo.

  6. CONCORDO EM PROIBIR ESSA INSANIDADE E BRUTALIDADE SEM TAMANHO.
    QUEM PRÁTICA ESSE ‘esporte” SÃO UM BANDO DE ANIMAIS.
    QUERO VER QUANDO ALGUM DESSES MORRER DENTRO DA ARENA DA MORTE… AI A GLOBO DISTORCE TUDO…

  7. hahahaha, proibir UFC? deviam proibir televisão então, revista porno, pagode baiano, baile funk, novela, desenho japones, filmes de ação ou eróticos, igrejas alienistas, revistas em quadrinhos, forró universitário, sertanejo universitário, black metal, futebol (que é bem, mas muito mais violento que MMA, é só fazer um comparativo onde ja teve mais mortes).
    Deviam é prender bandido.
    Sugestão de melhora para nosso país:
    Filho de servidores públicos (depudado, vereador, prefeito… todos) deveriam estudar em escolas públicas;
    Representantes do país só deveria usar serviços públicos de saúde;
    Representantes do país e profissionais que usassem do poder ou tirasse benefícios ilícitos pela profissão, deveria pagar dobrado;
    Salário de representantes do país deveria ser o teto máximo de 10 salários;
    José Mentor, que no ano de 2006 declarou um Fiesta 2002 e um Xsara 2004, um patrimonio de 1,4 milhoes, estava envolvido no mensalão e a CPI do Banestado (não lembro muitos detalhes) tem moral de criticar luta na TV?

  8. Brasileiro é falso moralista e demagogo…
    POR QUE É TÃO DIFÍCIL aderir à prática "não gostou, não veja"?

    MMA RULES, esportes de combate existem DESDE OS TEMPOS MAIS PRIMÓRDIOS e eram inclusive diversão dos nobres…
    Por que esses deputados não discutem projetos de lei que sejam PERTINENTES às necessidades REAIS do país?

  9. Tem dedo da FIFA nisso ai, pois o UFC arrasta audiência que poderia ser do futebol, e a copa do mundo vindo… qualquer coisa é possível quando tem montanhas de dinheiro envolvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DIA DA SOBRECARGA DA TERRA

Consumo ultrapassou capacidade de renovação da Terra

Conheça o campeão mundial de ioiô