Site icon Portal Elos

Veja como funcionará o saque de contas inativas do FGTS

fgts inativo

No ano passado o governo federal permitiu que os recursos das contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que não receberam depósito a partir de 31 de dezembro de 2015 sejam sacados, mas muita gente ainda tem duvidas de como fazer para receber e qual valor irá receber.


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

O primeiro passo para sacar os valores é checar o saldo das contas inativas. Pela internet, o trabalhador pode consultar os valores pelo site do FGTS ou por aplicativo para celular. Basta cadastrar uma senha no portal com o número de PIS/PASEP (tem na sua carteira de trabalho e no cartão cidadão), mas você pode ligar 0800-726-0207, usar o aplicativo do FGTS ou mesmo ir até a caixa.




Veja o video com mais instruções, disponibilizado pelo governo :

O calendário desses saques vai ser divulgado em fevereiro, mas quem tem contas inativas mais antigas no FGTS já pode fazer os saque segundo a regra em vigor. Neste caso para sacar os recursos, é preciso se dirigir até uma agência da Caixa, a partir do mês de aniversário do beneficiário, portando documento de identificação, carteira de trabalho .

O presidente Michel Temer informou que os saques de contas inativas do FGTS serão de qualquer valor, em resposta à reportagem publicada dizendo que o governo iria restringir alguns valores.

Quite dividas ou invista o dinheiro do FGTS

Segundo vários especialistas, não é indicado deixar o saldo FGTS inativo na rendendo na conta de FGTS, pois o rendimento do FGTs é muito baixo, mais baixo que os rendimentos da poupança. Se você tem dividas vale a pena negociar o pagamento e evitar os altos juros e se for investir os especialistas recomendar investimentos mais atraentes como Tesouro Direto.

Qual seu plano para o FGTS inativo ? Comente

Sair da versão mobile