Como testar rapidamente a qualidade da gasolina na hora de abastecer

Com essa crise no abastecimento dos postos de gasolina, muitas pessoas andam reclamando da qualidade do combustível encontrado depois de enfrentar filas enormes.

E o pior, com uma gasolina ruim o carro pode apresentar problemas e a pessoa ser obrigada a trocar peças como o catalizador, injeção eletrônica, sem contar que o carro pode falhar e até parar.

Mas como testar gasolina ?

Por lei você pode pedir para testar a gasolina  ( o etanol e do diesel. também ) antes de abastecer e não se preocupe o teste é muito rápido.

No caso da gasolina o frentista pega um tubo de ensaio e coloca 50ml de gasolina com 50ml de água com sal e chacoalha e pronto ! Será possivel verificar quanto de gasolina pura tem na solução, por lei é para ter 36  ml de gasolina pura nessa solução, se tiver menos a gasolina é adulterada.

Por que isso acontece ?

Durante o teste, o álcool anidro que a gasolina possui se une aos 50ml de água adicionados, separando-se do combustível. O volume da água irá aumentar por causa disso, mas não deve ultrapassar o teto de 64ml.

E se a gasolina estiver adulterada ?

Caso abasteça em um posto suspeito, denuncie o revendedor de combustível à ANP pela central de atendimento 0800-970-0267.

Mas antes de ligar pegue todos os dados do posto, como nome, cnpj (tem no cupom fiscal) endereço, distribuidora .

E sempre guarde o cupom fiscal, pois caso seu carro tenha problemas por causa do combustível, você pode acionar o posto para pagar os prejuízos.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários