No inverno, os pés merecem um cuidado especial, pois com as temperaturas mais baixas, a tendência é usarmos bota e sapatos fechados, o que favorece o surgimento de germes. “Como usamos mais sapatos fechados, as chances de uma micose se manifestar aumentam. Isso porque é comum não secarmos adequadamente os pés antes de vestirmos meias e calçados, o que aumenta o calor local, favorecendo a proliferação dos fungos”, explica a dermatologista Silvia Zimbres.
Veja dicas de como cuidar bem dos seus pés no inverno:
Secar bem os pés antes de vestir as meias, uma dica é usar o secador de cabelo para acabar com a umidade dos pés após o banho;
Use meias de boa qualidade, que permitam que os pés respirem;
Aposte nos talcos para pés, que absorvem a umidade e o suor da região, ajudando a controlar o desenvolvimento de fungos e bactérias.
Nem um pouco largo, nem um pouco apertado: é preciso que o sapato esteja confortável;
Seque e areje seus calçados após o uso, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e bem ventilado;
Ao usar salto, o ideal é optar por plataformas e bicos mais largos;
Hidrate os pés com um creme específico para a região, assim como as mãos, os pés também sofrem com o ressecamento durante o frio. E, para mantê-los hidratados, o segredo é simples: cremes específicos para a região que, de preferência, contenham concentração de 10 a 20% de ureia em sua fórmula.
Se perceber qualquer alteração nos pés, ou se eles apresentarem dores constantes, procure seu médico.