Celular Novo vírus no Andorid bloqueia celular e pede...

Novo vírus no Andorid bloqueia celular e pede resgate

-

Uma vez instalado, o vírus no Andorid bloqueia o uso de alguns recursos, aplicativos e até mesmo de todas as funções do dispositivo. No último caso, o dono perde o acesso às fotos, vídeos e informações guardadas no aparelho.

Após o ataque, o smartphone passa a exibir somente uma imagem que exige o pagamento de uma quantia em dinheiro, acompanhada da promessa de que o usuário recuperará o acesso ao aparelho. “O valor do resgate varia. Já encontramos ataques que exigem US$ 30 e outros que pedem US$ 2 mil. Mas o usuário nunca sabe se ele terá acesso ao aparelho de novo”, diz Nelson Barbosa, especialista em segurança digital da fabricante de antivírus Norton.

Aplicativo falso, Android Defender esconde vírus que sequestra smartphoneO ransomware é um tipo de vírus que bloqueia o sistema e exige resgate, antes restritos aos computadores com sistema Windows, os vírus que sequestram e pedem resgate, também conhecidos como ransomware , estão de olho nos usuários de smartphones e tablets com Android .

Normalmente, ransomwares podem ser encontrados e removidos sem que necessite dar dinheiro aos crackers. No entanto, a última versão do Cavalo de Troia criptografa imagens, documentos e arquivos executáveis para impedir as tentativas de remoção, segundo informou o blog da AVG News and Threats.

já a Norton identificou o primeiro vírus direcionado para usuários de Android em julho. O vírus estava presente em uma loja de aplicativos de terceiros, disfarçado de um aplicativo de antivírus chamado de “Android Defender”. Quando instalado, o aplicativo passava a exibir diversas mensagens de alerta sobre a existência de vírus no smartphone.

Cuidados

A melhor forma de evitar um ransomware, segundo os especialistas, é baixar programas apenas por meio da loja virtual Google Play. Ela não está completamente livre de aplicativos maliciosos, mas tem nível de segurança maior do que o de lojas alternativas.

Outro passo importante é instalar um aplicativo de antivírus para Android. No Google Play, há diversas opções de antivírus , muitos deles gratuitos, como o AVG Mobilation Anti-Vírus ou o Norton Mobile Security, que avisam o usuário sobre downloads suspeitos.

E sempre deixe atualizado seus backups de fotos, videos e outros arquivos.

Com informações do IG

Leandro Isola
Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

2 COMENTÁRIOS

  1. Não fico mais sem o antivirus da Psafe…meu celular é minha vida, não dá para dar mole e deixar vulnerável para vírus.

  2. Não fico mais sem o antivirus da Psafe…meu celular é minha vida, não dá para dar mole e deixar vulnerável para vírus..

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Receita de Filé de Frango ao Creme de Milho

Que tal preparar um receita de filé de frango, com um delicioso creme de milho ?  A receita é...

TikTok lança campanha de gratidão para a profissionais de saúde

Para quem não sabe o TikTok é um aplicativo de vídeos curtos e tem ganhado espaço no mercado. Devido a...

Receita de bolo molhadinho de coco e super rápido

Que tal preparar um delicioso bolo de coco bem molhadinho e super rápido e fácil de fazer ? Se...

Golpistas criam páginas e aplicativos prometendo auxílio emergencial

Depois que o governo liberou o auxílio emergencial golpistas estão criando sites e páginas no facebook falsas, para roubar...

Apresentador da Globo, fura isolamento e é detonado por pedestre

O jornalista Marcelo Cosme foi flagrado caminhando em uma praia do Rio de Janeiro, mesmo com todos os pedidos...

Como receber o auxilio emergencial e possíveis motivos de recusa

O governo federal acabou de liberar o download do aplicativo para auxilo emergencial para pessoas de baixa-renda no valor...

Veja também

Processos ao FBI pelo fechamento do MegaUpload

Devido a ser um site de hospedagem de arquivos...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia