in

WikiLeaks faz parceria com agência brasileira

Julian Assange, co-fundador e editor-chefe do site WikiLeaks, assinou um acordo de cooperação para vazamentos e divulgação de documentos sigilosos com o grupo Pública, agência brasileira de jornalismo investigativo, fundada no início deste ano por três jornalistas, informa o site Knight Center for Journalism.

Em um vídeo, a cooperação entre o site famoso por divulgar informações sigilosas de governos e o Pública é confirmada. Postado na página inicial do site da agência, o filme com as declarações de Assange sobre o acordo já foi assistido mais de duas mil vezes. “O material publicado até agora sobre o Brasil não é tudo. Há muito mais documentos a serem lançados”, declarou o editor do site de vazamentos de informações secretas.

Natalia Viana, co-fundadora da agência brasileira, conta durante o filme que a agência já está analisando documentos da embaixada norte-americana em que o Brasil é mencionado. Jornalistas independentes foram convidados para participar da apuração e “escrever as reportagens que ainda precisam sair para o público brasileiro ficar conhecendo esta parte muito importante de sua História”, diz Natália.

Ressaltando a importância histórica da divulgação dos documentos, a parceria é firmada em meio à polêmica discussão da Lei do Sigilo. Muitos documentos ainda desconhecidos para o público são mantidos confidenciais, devido a lei que permite revogar a publicação dessas informações indeterminadamente. Uma nova proposta de lei para limitar o prazo e permitir o acesso aos dados foi submetida ao Senado, mas sofre impasse nas plenárias e está ameaçado de não passar na Casa.

A partir desta segunda-feira (27) é possível acessar na página da Pública os documentos repassados pelo WikiLeaks, e que passaram ignorados pela imprensa.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Skype para iPad esta chegando nos próximos dias

Google quer saber do que você gosta