Windows 8 terá inicialização "superveloz"

4

Receba atualizações em tempo real grátis

Publicidade

A nova versão do sistema operacional da Microsoft que funcionará em computadores e tablets, deve terminar o boot em menos de 10 segundos.

“Nós criamos o Windows 8 para que o usuário não precise fazer boot tão frequentemente, mas quando for necessário, o boot deve ser o mais rápido possível”, diz Steven Sinofsky, presidente da divisão de Windows e Windows Live.

A Microsoft surpreende com uma demonstração em vídeo disponibilizada pela empresa, que demonstra o inicialização do Windows 8, serão necessários apenas 10 segundos para que um PC com Windows 8 seja ligado e exiba a tela inicial. Toda essa velocidade é possível graças a um novo sistema híbrido que mistura processos utilizado em “boots frios” e no modo de hibernação. O vídeo, feito pela gerente de programação da plataforma Kernel.

Veja o vídeo :


Para alcançar essas metas, o modo de desligamento padrão da nova versão do sistema operacional executa uma hibernação chamada “sessão 0”. Basicamente, o computador desliga normalmente, entretanto o kernel de sessão do Windows é salvo em um arquivo de hibernação e, depois disso, o computador é desligado.

Publicidade

Normalmente, o kernel (componente central do SO, que funciona como um link entre aplicações e processamento de dados no nível do hardware) é desligado completamente, e armazenar essa sessão resulta em um pequeno arquivo de hibernação que pode ser lido na memória muito mais rápido do que iniciar tudo através de um boot frio tradicional, explicou a Microsoft.

Outra novidade é que esse tempo de inicialização também se aproveita de sistemas multi-core, utilizando todos os núcleos em paralelo para acelerar a leitura do arquivo de hibernação. Veja abaixo o vídeo no qual Emily Wilson, gerente do programação do grupo de plataforma kernel do Windows 8 demonstra o tempo de boot do sistema operacional:

Com informações da Pcworld

Receba atualizações em tempo real grátis

4 Comentários
  1. Roberto Diz

    Porque o video tem uma “travada” aos 0.33 para .34 segundos? Repare na cabeça da gerente. Sinto muito mas com a M$oft não pra acreditar cegamente. Linux Power

  2. albatroze Diz

    ah cara, que ridículo reclamar de uma travada que acontece quando o computador JÁ ESTÁ LIGADO!!! LINUX É PRA CHUPA-PAU

    1. ronaldo olive Diz

      Nao e ridiculo mesmo, pois a MICROSOFT e uma das maiores empresas do mundo e nao deveria deixar isso transparecer… ”a duvida”

  3. ronaldo olive Diz

    Eu gostaria de ve-la clicar em algum icone e ver carregar…
    Aquela pagina pode carregar rapido, porem ela pode ser como um fake, como se fosse somente uma imagem carregada.
    Depois de clicar em qualquer icone, vai esperar minutos para executar, pois nao tem nenhum drive carregado.

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.