Tecnologia Como utilizar o WhatsApp com segurança

Como utilizar o WhatsApp com segurança

-

Recentemente, duas notícias relacionadas a serviços de mensagens instantâneas causaram polêmica, principalmente em razão da questão da segurança envolvendo dados pessoais de seus usuários.

No último dia 03 de julho, milhares de pessoas no Brasil, Argentina, Estados Unidos, países da Europa e até na Ásia ficaram sem conseguir enviar fotos e vídeos ou fazer download de mensagens de áudio. O Facebook, proprietário da plataforma, não informou o motivo da instabilidade do WhatsApp durante todo o dia.

Anteriormente ao fato acima, no início de junho, o site The Intercept Brasil, divulgou conversas entre o atual Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro e o procurador da República Deltan Dallagnol, através do Telegram. À época, Sérgio Moro era o juiz federal, coordenador da Operação Lava Jato e as mensagens sugerem celeridade nas ações para prender os envolvidos no caso.

Assim, cada vez mais, as pessoas se perguntam se é mesmo possível utilizar o WhatsApp ou aplicativos semelhantes com segurança e privacidade.

Os cibercriminosos estão empenhados em furar bloqueios de todo e qualquer tipo e não é possível dizer que existe sistema, software ou aplicativo 100% seguro. Todavia, algumas medidas simples podem ser empregadas para que a proteção de seus dados seja reforçada consideravelmente.

Assim, você deve realizar a troca da senha de seus dispositivos regularmente, configurar uma senha forte e adequada, utilizar um software antivírus confiável e seguro, além de contratar um provedor de VPN, principalmente ao navegar na internet em locais públicos e desconhecidos.

Trocar a senha regularmente

Atualmente, os hackers já dispõem de programas altamente tecnológicos, organizados e inteligentes, capazes de gerar sequências de códigos alfanuméricos em questão de poucos minutos, num processo de tentativa e erro, até chegar na combinação escolhida por você para conexão ao aplicativo do banco ou acesso à sua conta do WhatsApp. Alterar a senha periodicamente será, no mínimo, uma dor de cabeça adicional para quem tentar invadir seus dispositivos.

Configurar uma senha forte

Uma senha forte não significa uma longa sequência de números e letras com o nome de seu animalzinho de estimação e a sua respectiva data de nascimento. Ao contrário, essa disposição faz de você uma presa fácil aos ataques virtuais.

Senhas fortes são compostas de letras aleatórias, intercalando-se minúsculas e maiúsculas, combinadas igualmente com números e caracteres especiais que não possuam absolutamente nenhuma relação pessoal direta com você, com seus familiares, seu endereço ou datas comemorativas.

Utilizar um bom software antivírus

antivírus gratuitos para celular

Programas antivírus são velhos conhecidos, mas nem todas as pessoas os utilizam adequadamente ou realizam as atualizações periódicas conforme a recomendação do fabricante. Além disso, muita gente ainda acredita que que esse tipo de proteção é destinado apenas aos computadores pessoais (PC) quando, na verdade, hoje existem antivírus específicos para smartphones e tablets.

Por fim, avalie com cautela o custo benefício das versões gratuitas, pois nem sempre elas irão oferecer a proteção necessária contra os invasores virtuais.

Veja em nosso site : Qual É O Melhor Antivírus Grátis Para Celular

Contratar um bom provedor de VPN

vpn whatsapp

A sigla VPN significa Rede Privada Virtual e é uma das melhores formas para navegar com segurança e privacidade na internet, uma vez que as informações que trafegam através desse tipo de conexão são criptografadas e encapsuladas, não permitindo a interceptação por terceiros, nem tampouco a leitura dos dados transmitidos.

É como se a sua informação fosse totalmente embaralhada e depois colocada em um “compartimento secreto”, à prova de olhares curiosos e viajasse através de um túnel até chegar ao destino final, o receptor – que pode ser o banco, um parente, um grupo de pessoas nas redes sociais.

Mais uma vez fazendo menção aos aplicativos de mensagens instantâneas, o serviço de VPN ficou famoso em 2015, quando um juiz da comarca de Teresina, no Piauí, determinou que as empresas de internet e telefonia suspendessem temporariamente o WhatsApp em todo o Brasil. Assim, para manter contato com amigos e familiares e até mesmo não perder potenciais oportunidades de negócios, muitos usuários recorreram a um serviço de VPN para continuar a navegar na internet normalmente.

Leandro Isola
Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Treino de apenas 12 minutos de exercício diário para fazer em casa

A pandemia de coronavírus que atingiu o Brasil, esta fazendo com que a população mude alguns dos seus hábitos...

5 atitudes esperadas dos líderes durante períodos de instabilidade

Em função da pandemia de coronavírus e da renovação das estratégias de planejamento das empresas, o home office tem...

Empresas de Laticínios fazem doações a comunidades carentes

As empresas de Laticínios estão fazendo uma grande ação de responsabilidade social neste momento de crise provocada pela pandemia...

Milhões de carros precisam de recall por airbags mortais

Uma falha de projeto do sistema de airbags de carros produzidos de 98 até 2010, podem mata. O que...

COVID-19 : A busca pela cura

O novo Coronavírus tem repercutido intensamente na rotina das pessoas em todo o mundo, modificando o estilo de vida...

Anticoncepcional engorda? Saiba a verdade

Será verdade que ao anticoncepcional engorda mesmo? Confira o que é verdade e o que é mito sobre isso. A...

Veja também

Banco do Brasil prorroga inscrição para concurso

O Banco do Brasil (BB) prorrogou as inscrições para...

Mãe pede para filho dizer “Mamãe” e cachorro faz algo impressionante

Nós sabemos que um cachorro faz quase tudo por...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia