Python conquistou seu espaço como uma das linguagens de programação mais populares do mundo, registrando o maior avanço em plataformas como Tiobe Index, que acompanha a popularidade de linguagens.

Em janeiro deste ano, Python subiu 3,62%, em relação ao mesmo mês no ano anterior,  aparecendo em 3° lugar no ranking geral, perdendo apenas para as linguagens Java e C.

Nas Universidades, Python é a linguagem mais frequente, conduzindo domínios estatísticos, inteligência artificial, domínios de script e testes de sistemas. Sendo ainda líder em programação web e computação científica.

Graças ao seu poder de simplificação, desde a automação do sistema até Machine Learning, Python tem sido adotada numa maior amplitude para diferentes tipos de trabalho.

Mas por que Python está se tornando “a menina dos olhos” de muitos desenvolvedores?

Python é uma linguagem extremamente simples e fácil de aprender. Além disso, possui fonte livre e aberta, é uma linguagem interpretada orientada a objetos e possui grande comunidade que troca informações abertamente.

É uma linguagem suportada pela maioria dos sistemas, desde Windows, Linux e Macinsosh. Os recursos de extensibilidade permitem integrar componentes Java e .NET e as propriedades portáteis e extensíveis de Python possibilitam executar operações de idioma cruzado.

Python possui frameworks como Django, Flask e Pylons, para desenvolvimento de websites, tornando o código rápido e estável. Sites como Instagram e Pinterest são construídos nesses frameworks. Ainda, bibliotecas como Keras e TensorFlow trazem a funcionalidade de Machine Learning em Python.

A construção de aplicativos pode ocorrer online ou offline. A biblioteca Tkinter fornece uma maneira fácil e rápida de criar aplicativos. Jogos também podem ser criados a partir do módulo “pygame”.

Amplamente usado para análise de dados, Python pode ser usada no Hadoop, através da biblioteca Pydoop, que possibilita escrever software MapReduce e processar dados no Cluster HDFS.

Python ainda é a linguagem líder para cientistas de dados. Bibliotecas populares como Matplotlib facilitaram a utilização de Python para análise e interpretação de dados.

Além de todas as vantagens técnicas, a linguagem Python implica em alto rendimento financeiro. Os engenheiros de Python experientes possuem um dos maiores salários do setor.

Em resumo, por ser simples, abrangente e com uma comunidade pujante, Python é uma linguagem com grande potencial de liderar o ranking mundial.

Quer conhecer mais sobre a linguagem Python? Acesse o site Python Brasil. A comunidade que reúne grupos de usuários em todo o Brasil, interessados em difundir e divulgar a linguagem de programação.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui