Segurança do Facebook é baixa

6

Segundo a empresa Sophos o Facebook pode não estar pronto para assegurar a segurança do seu serviço. A Sophos, é uma empresa de segurança de TI, e tem veementemente críticado o Facebook e suas atitudes em relação à segurança pessoal de seus usuários.

Nesta semana, a Sophos criticou novamente o Facebook, a decisão de permitir que os desenvolvedores de aplicativos possam acessar ” números de telefone e endereços dos usuários”. Devido a isso o Facebook, pelo menos temporariamente, retirou esta decisão dos seus planos.

Ataques ao Facebook duplicou

Graham Cluley, consultor sênior de tecnologia da Sophos, disse “O Facebook mudou um pouco sua postura (mesmo sem querer) porque houve protestos tanto em relação à partilha de dados e ao descaso que eles estavam mostrando com isso – o que é bom, pois mostrou eles que as pessoas não querem ficar expostas, como eles pensam. Mas eu acho que temos que esperar para ver o que eles realmente vão fazer. ”

No relatório da Sophos, Security Threat Report 2011 , a análise dos ciber-ataques em redes sociais dobrou de 2009 para 2010. Com mais de 500 milhões de usuários, o Facebook é os mais importante site de rede social, portanto deve liderar a proteção de seus usuários




“Eu acho que existem duas possibilidades. Um deles é que o Facebook simplesmente não consiga garantir privacidade e segurança dos dados dos usuários . A outra possibilidade é que eles não se importam. Eu gostaria de pensar que ainda é possivel ser a primeira opção e o Fabebook possa aprender e evoluir sua segurança – mas eu estou começando a suspeitar cada vez que poder ser o segunda oção ” Disse Graham Cluley.

Ambiente amigável ajuda Scammers

Para fazer o relatório, a Sophos pediu a 1.273 usuários descrever sobre suas experiências Facebook. Dois terços da amostra alegou ter recebido muitos e-mails e 43 % afirmaram ter sido alvo de ataques de phishing. A razão para isso é porque os usuários estão em um ambiente aparentemente seguro e são muito mais propensos a clicar em links que, aparentemente, vem dos amigos.

O relatório destacou que os planos para que cada usuário tenha endereço de e-mail do facebook.com este ano irá apresentar novas oportunidades para o crime cibernético. Apesar do fato de que 82% da amostra do estudo considerou que Facebook ser mais arricado par receber ataques, o relatório indica que o maior sucesso e maior ataque de 2010 foi o chamado ” onMouseOver “worm que atingiu os usuários do Twitter .

A educação é a chave para a conscientização de segurança. Sabemos que todos os dias surgem novas pragas e ataques, devemos sempre estar alertas, e com nossos sistemas de segurança atualizados, conforme alertamos em nossas reportagens.
Muitos usuários ainda não percebem que pode prejudicar seus dados, arquivos e suas finanças, simplesmente visitando um site malicioso. Somete para ter ideia do tamanho do problema, segundo estudos 30.000 novas URLs maliciosas em média por dia são lançadas, ou seja uma cada dois ou três segundos. Mais de 70% destes são sites legítimos que foram invadidos. Por isso, vale novamente dizer : Cuidado.




Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários