Tecnologia Veja evolução da geladeira ao longo do tempo

Veja evolução da geladeira ao longo do tempo

-

O avanço da tecnologia nas últimas décadas favoreceu o surgimento de uma série de eletrodomésticos de última geração, que até parecem saídos de um filme de ficção científica. Atualmente, a geladeira ocupa um lugar de destaque no cômodo mais movimentado da casa, mantendo a temperatura ideal para conservação de alimentos e armazenando-os de forma correta.

Com o passar dos anos, o aprimoramento da geladeira passou a acompanhar a vida moderna e cada vez mais conectada do consumidor, sempre em busca de praticidade e economia, evitando o desperdício de alimentos e mantendo sua temperatura. Quanto mais moderna e eficiente a geladeira for, mais fácil ficam as tarefas do dia a dia. Essencial no dia a dia de milhões de lares, a geladeira é a estrela principal da cozinha. Confira a evolução do eletrodoméstico ao longo dos tempos.

Linha do tempo da geladeira na história

Apenas uma caixa de gelo

Segundo registros, a refrigeração artificial começou a dar os primeiros passos em 1748, graças aos estudos do cientista escocês William Cullen, da Universidade de Glasgow. Porém, tudo começou de fato meados do século XIX, quando caixas de gelos trazidas do hemisfério norte eram armazenadas em celeiros e isoladas com serragem, a fim de manter as baixas temperaturas. Porém, com o passar do tempo o armazenamento se mostrou suficiente face à demanda de consumo, que aumentava gradativamente.

Um passo à frente na refrigeração

No ano de 1854, o médico e cientista norte-americano John Gorrie desenvolveu um sistema de refrigeração baseado no projeto Oliver Evans para resfriar o ar durante o tratamento de seus pacientes, que sofriam de febre amarela. Gorrie projetou uma máquina a vapor que movia um pistão dentro de um cilindro com água salgada.

O iodo faz com que a temperatura congele a uma temperatura mais baixa que a água sem sal. Mais tarde, em 1867, Andrew Muhl construiu uma máquina de gelo nos Estados Unidos, projetada atender às necessidades da indústria de carnes. Contudo, somente em 1873 a invenção foi patenteada pelos Iron Works Columbus, que produziu os primeiros aparelhos comerciais do mundo. Em 1894, a pedido de uma cervejaria, o fisico e engenheiro alemão Carl von Linde aperfeiçoou a invenção de John Gorrie, substituindo o vapor d´água por éter metílico.

Mais inovação

Em 1879 os inventores ingleses Thomas Mort e James Harrison lançaram o primeiro modelo de refrigerador utilizando compressão a vapor. Alguns anos mais tarde, em 1913, o primeiro refrigerador doméstico foi lançado nos Estados Unidos, sob a marca Domelre, Domestic Electric Refrigerator, também conhecida como Kelvinator. Na década de 20, um modelo de geladeira bastante popular nos EUA foi o “Monitor-Top”, da marca General Electric.

A geladeira hoje em dia

Gradativamente, sistemas de refrigeração inteligentes e tecnologia de ponta passaram a fazer parte do dia a dia dos consumidores, oferecendo diversos recursos: é possível encontrar modelos com sistema inteligentes, com tela de 21 polegadas, conexão com a internet, gerenciador de tarefas, redes sociais e outras funcionalidades.

A tendência é que surjam cada vez mais opções de geladeiras inovadoras, que não apenas consomem menos energia elétrica como também possuem maior longevidade, o que é uma ótimo notícia para o consumidor!

Leandro Isola
Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Bolsonaro vai demitir ministro da Saúde Luiz Mandetta hoje, diz jornal

Segundo jornal, o presidente Jair Bolsonaro  vai demitir o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, hoje, segunda-feira (06/04). A informação...

Para evitar acidente, cachorro ganha torre de vigilância para espiar a rua

Um casal se mudou para um nova, mas acabou tendo um problema, o seu cachorro Cheque ficava no terraço...

L’Oréal vai produzir e doar álcool gel e produtos de higiene para hospitais públicos

Na luta contra 0 COVID-19, a L'Oréal Brasil anuncia a produção industrial de 170 toneladas de álcool gel em...

Vitamina D: A nova queridinha da saúde no reforço a imunidade

Segundo Organização Mundial da Saúde (WHO), a deficiência de Vitamina D no organismo das pessoas já é uma pandemia. O...

Preconceituoso Rodrigo Branco chama Bella Falconi de autista “meio retardada” em vídeo

Mais um ato de preconceito e falta de informação, agora Rodrigo Branco, conhecido por alguns como guia turístico de...

Inclusão de autistas no ensino regular traz benefícios para todos

Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, no Brasil, o autismo vem ganhando cada vez mais espaço...

Veja também

Evangélicas famosas que você não sabia

A religião evangélica é a que mais cresce entre...

Homem é estuprado por 3 mulheres para coletarem seu sêmen

Um homem foi sequestrado por 3 mulheres armadas e...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia