in ,

3 coisas que aprendemos com Steve Jobs

Publicidade

Steve Jobs é o cara. A frente da Apple ele revolucionou a indústria de microinformática, música, entretenimento, telefonia, computadores portáteis e aplicativos móveis entre outras.

A frente da Pixar, ele revolucionou a indústria do cinema. Steve Jobs comprou a Pixar quando ela era apenas um pequeno estúdio de criação gráfica, e transformou os caras no melhor estúdio de animação gráfica da história do cinema. Alguns anos depois a Disney comprou a Pixar, e o Steve Jobs se transformou no maior acionista individual da Disney Corporation.

Steve Jobs é DONO da Disney! Ele tem mais ações da Disney que os herdeiros do Walt Disney.

Mas voltando a Apple, nenhuma outra empresa transformou tantas indústrias diferentes em tão pouco tempo como a Apple fez.

Em 1997, quando Steve Jobs retornou a Apple, a empresa estava falida. Quebrada. Em apenas 10 anos, ele transformou a Apple em uma empresa de 100 bilhões de dólares de faturamento anual, e colocou 70 bilhões de lucro no caixa da empresa. Hoje a Apple tem mais dinheiro em caixa do que o próprio governo dos EUA.

Aqui vão algumas lições sobre negócios e vida que eu acredito que temos a aprender com ele:

1. Não me leve a mal, mas o negócio é pessoal mesmo! Você já deve ter escutado a frase “Não é nada pessoal, é apenas negócios”, certo?

O fato é que o cara que te disse isso estava mentindo. Tudo é pessoal! Tudo! Se alguém te trocou por outro fornecedor, é porque o cara não foi com a sua cara.

NEGÓCIOS É PESSOAL!

Steve Jobs é a Apple, a Apple é o Steve Jobs. E é isso mesmo! As empresas bem sucedidas são aquelas que têm pessoas de verdade por trás, e não gente de plástico que se esconde atrás dos pilares da empresa.

Ao longo de toda a sua carreira, Steve Jobs sempre foi o porta voz da Apple na hora dos lançamentos de produtos. Steve Jobs lançou o Apple I, II, Macintosh, Newton, iMac (o computador colorido), o Cube, o iPod, o iPad, o MacBook Air, a iTunes, Apple TV, AppStore entre outros – todos produtos “viajantes” e inovadores que tinham uma grande chance de serem mal sucedidos no mercado como acontece com a grande maioria dos produtos inovadores que são lançados todos os dias.

Steve Jobs nunca teve medo de quebrar a cara e associar a sua imagem ao fracasso. Diferente de muito executivo frouxo que tem por ai que usa do recurso de press releases e propaganda para o lançamento de produtos no mercado.

O mundo dos negócios precisa de gente que dá a cara para bater, assume riscos, responsabilidades, assina cartas para clientes, coloca a própria imagem no web site da empresa, e atende o telefone quando o cliente liga.

Publicidade

2. Todas as pessoas são substituíveis, mas a SUA MANEIRA PESSOAL DE TRABALHAR não é. 

Ok, todos são substituíveis. Ninguém precisa de ninguém. Existe estepe para todo mundo.

MAS eu acredito que se você fizer o seu trabalho DO SEU JEITO E DA SUA MANEIRA, o mundo pode até encontrar outro cara para te substituir, mas NUNCA conseguirá replicar o seu jeito de fazer as coisas.

A Apple realmente NUNCA será a mesma sem o Steve Jobs.

O Steve Jobs é ÚNICO.

Daqui prá frente ninguém fará as coisas como ele fazia.

Mas eu acredito que as pessoas podem escolher se inspirar no cara para tomar as suas decisões.

“Digas com quem andas que direi quem és” – a Apple andou com o Steve Jobs, e não Steve Jobs andou com a Apple.

Durante mais de uma década milhares de funcionários da Apple tiveram a sorte de participar de dezenas de reuniões com o Steve Jobs. O quanto vale isso??? Te garanto que vale muito mais do que qualquer MBA em Harvard.

Não duvidem que a Apple continuará ser a maiores empresas de tecnologia por muitas décadas a seguir.

Eu sinto mesmo é pelo Steve Jobs.

A pior coisa que pode acontecer com uma pessoa que adora trabalhar é ser obrigada a se afastar do trabalho por motivos de saúde. O cara adora trabalhar, adora a empresa que fundou, adora inventar coisas, adora deixar a sua marca no universo. Ser obrigado a ficar longe disso tudo deve ser terrível.

Steve Jobs não é cientista, mas é inventor. Ele tem 313 patentes em seu nome!!!

3 – Diga NÃO para a mediocridade! 

Existe uma lenda que reza que o Steve Jobs reprovou 23 versões do iPhone até chegar na versão que conhecemos. Ex-funcionários dizem que Steve Jobs reprovava um produto ao menor sinal de “falta de design e bom senso”.

Até onde sabemos, Steve Jobs disse NÃO para dezenas de protótipos de produtos ao longo dos últimos dez anos. Quando retornou a Apple em 1997 Steve Jobs mandou para o saco praticamente todos os produtos que a Apple “vendia” na época. Ele cortou tudo e começou tudo do zero com o iMac.

Todos nós precisamos aprender a dizer NÃO para as drogas que atrapalham o nosso crescimento.

Gostou do texto ? Então compatilhe com seu amigos

Assuntos interessantes ;
Teste entre os Antivírus Gratuitos
Emocionante Discurso de Steve Jobs
Os computadores mais legais do mundo
 

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

What do you think?

Comments

Comente !
  1. Show de bola, mas uma coisa sempre tive esse pensamento ate me assustei quando começei a ler mas sinto que falta algo, um segredo talvez que ainda nao descobri para que eu possa ter esse boooomm de crescimento ate mas, “tenha um boa Vida”.

  2. Muito bom hein, sou Fã do Steve a tempos e realmente tudo o que foi dito aqui e a mais pura verdade, já li o Livro ” A cabeça de Steve Jobs ” e umas das coisas que ele disse no livro, que gostaria de deixar uma marca no mundo, bom como muitos sabem, já deixou faz tempo…

  3. Sabe que é verdade, eu nunca tinha pensado desta maneira …
    valeu por ter postado esta maravilha, vai me ajudar muito.

  4. 4 – Tenha sempre por perto pessoas tão capazes como você, porque sozinho não se vai a lugar algum.

    Sim, Jobs é um gênio revolucionário, mas, se você pesquisar na história, nenhuma pessoa ganho status de revolucionário e gênio, sem ter uma equipe genial por tras dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Orkut ganha canal exclusivo para futebol

Google comemora aniversário de Freddie Mercury com Doodle animado