5 dicas para melhorar seu perfil no LinkedIn e conseguir um emprego

O LinkedIn é a rede social preferida por profissionais de diversos setores que querem encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho, ter contato com outros visando aumentar o network ou simplesmente encontrar conteúdo e acompanhar pessoas de sua área e de seu interesse.

O fato é que o LinkedIn tornou-se, com o passar do tempo, uma das mais importantes ferramentas de recrutamento, avaliação e seleção de candidatos. Afinal, um perfil em uma rede social como esta diz mais sobre o interessado em uma vaga do que um currículo impresso.

Leia em nosso site : Veja Erros Que Fazem Seu Currículo Ser Descartado

Logo a seguir selecionados algumas dicas e práticas que podem ser adotadas por qualquer um para melhorar seu perfil na rede social e aumentar as chances de arrumar um emprego. Confira.

Perfil

Pode parecer algo muito óbvio, mas muitos profissionais não se dão ao trabalho de preencher todo o perfil. Colocar o nome e a especialidade não significa muita coisa. Aliás, quanto mais completo for o perfil, mais fácil de ser encontrado no LinkedIn será.

Foto

Lembre-se que o LinkedIn é uma rede social voltada para o mercado e não para o entretenimento. Não basta apenas ter uma foto, ela precisa ser profissional, passar confiança e autoridade para qualquer pessoa que tiver acesso ao seu perfil. Fotos despojadas só contam como válidas se a sua área de atuação for mais informal, a exemplo de pessoas que trabalham com criatividade.

Personalize sua url

Assim que acabar de criar uma conta no LinkedIn automaticamente a rede social gera uma url. Ou seja, um link dentro da rede. O legal é que é possível deixar essa url melhor apresentável substituindo o código numérico por algo mais profissional como o próprio nome do usuário.

É importante fazer isso até porque você em um momento ou outro poderá usar o link de seu perfil para divulgar o que já fez, quais são suas especialidades e conquistas. A propósito, muitas empresas já solicitam o link do perfil do candidato na rede social nas etapas de seleção para conhecê-lo melhor.

Faça Conexões

É interessante fazer uma busca no LinkedIn de vez em quando por pessoas com as quais já teve a oportunidade de trabalhar ou mesmo aquelas dos tempos da faculdade. Isso ajuda muito a criar novas conexões. É muito importante fazer isso para aumentar as chances de ser encontrado. E com isso, ter acesso a mais oportunidades de trabalho.

Por outro lado existem muitas pessoas que colocam entre as conexões pessoas que não conhecem ou das quais não sabe absolutamente nada. Fazer isso pode ser um problema uma vez que há o risco de que aquela conexão não venha agregar nada. Outro ponto fundamental é dar o retorno para aqueles que tentaram contato.  Não fazer isso pode passar uma imagem que de você não está interessado ou que não adiantaria procurá-lo por meio da rede social uma vez que você não a esta usando.

Informações diretas

Muitos usuários do LinkedIn dizem que nunca conseguiram obter nada com o seu perfil na rede social. Um dos principais motivos para isso ocorrer são informações classificadas como genéricas. Ou seja, coisas que não dizem muito sobre você. Cursos de especialização, trabalho voluntário e experiências diversas entre tantas outras coisas não podem faltar.

Dica extra

Uma boa ideia para aumentar a rede de contatos é compartilhar conteúdos ou publicar artigos relativo a área que domina. Por exemplo, se você trabalha com finanças vale a pena publicar artigos sobre isso. Além disso, isso é muito útil para o caso de alguma empresa querer conhecê-lo melhor.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários