Como causar boa impressão nos primeiros dias de trabalho

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Quando você é aprovado em um processo seletivo é tomado por grande ansiedade e alegria . Afinal, começará uma nova fase profissional e aprenderá a desenvolver tarefas que lhe proporcionarão crescimento no mercado de trabalho. Mas como deixar a melhor impressão para os novos colegas de trabalho?

Ser aceito no novo time é o que a maioria anseia, mas se torna inalcançável se o profissional trocar os pés pelas mãos e deixar uma má imagem já no primeiro dia.

“Um bom profissional chamará a atenção no primeiro dia pela educação e paciência. E também pelo uso das palavras amigáveis, como um simples bom dia e boa tarde”, explica Adriana Prates, presidente da Dasein Executive Search. “Ele podia ser O cara na empresa antiga, mas na empresa nova ele é apenas uma folha branca”, ressalta ela.

Confira abaixo o que os especialistas recomendam fazer e o que não fazer:

Aparência

Fique atento para a maneira como as pessoas da empresa se vestem

Segundo os especialistas, antes mesmo de ser contratado, é importante atentar para a maneira como as pessoas da empresa se vestem para ir ao trabalho. Essas observações devem ser seu norte na hora de escolher a roupa para ir ao trabalho.

É importante ter cuidados com o que vai ser escolhido do guarda-roupa, para que não acabe se colocando uma roupa muito formal, quando a equipe da empresa tem o estilo mais informal. Essa atitude pode causar estranheza já no primeiro momento do dia.

Eduardo Marques, diretor de Operações da Divisão de Negócios DMRH Executivos, explica que ao acertar na roupa, o profissional tem a sua autoestima elevada no “primeiro teste” do dia.

Apresentação

Você não deve agir de livre espontânea vontade

Se por conta do ritmo você não for introduzido para a equipe com que irá trabalhar ou para outros colegas de trabalho, Adriana recomenda que o profissional vá até ao superior e perguntar o que deve ser feito.

“O profissional não deve agir de livre espontânea vontade, pois pode quebrar as regras da empresa. Diga que você gostaria de ser apresentado e aguarde”, afirma a especialista.

“Pode ser que o superior não tenha tempo para fazer as apresentações. Pergunte então a quem você deve recorrer e que poderá fazer a ponte”, ensina Marques.

Interação

O profissional, especialmente no começo, tem que se mostrar disponível, para conversar e conhecer as pessoas

“Ao chegar, o profissional tem que estar com os radares aguçados, para captar a cultura de seu novo trabalho de trabalho, aquela que não está escrita e sim da forma que as coisas funcionam”, explica Marques. O profissional, especialmente no começo, tem que se mostrar disponível, para conversar e conhecer as pessoas sem fazer julgamentos.

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“Acredito que a sugestão ideal é utilizar o horário do almoço e buscar uma aproximação. Peça uma sugestão de restaurante, pergunte onde as pessoas almoçam”, diz Adriana. Segundo ela convidar para almoçar pode ser muito agressivo, pois o profissional não sabe, ainda, se os colegas almoçam juntos ou não.

E se eu for muito tímido? “Não adianta tentar ser aquilo que não é, porém por mais introspectivo que o profissional seja, ele vai precisar mobilizar coisas novas. O risco de ser extremamente quieto e distante, é que os outros colegas começarão a fazer inferências sobre como ele é fechado e arrogante”, explica Marques.

O que não fazer

Não vá embora às 17h59 se o seu horário termina às 18h.

Ser extremamente inconveniente e marcar almoços, happy hours e forçar a interação das pessoas, quando elas não o fazem normalmente. ”O cara chega com tanta vontade de ser aceito, que chega ser um pouco demais”, afirma o diretor da DBMRH.

Bancar o superior, arrogante e querer mostrar serviço de forma excessiva também é proibido. Os especialistas reforçam que não só no primeiro dia, mas durante a primeira semana, o profissional tem que estar aberto e disponível para as pessoas.

O papel de observador pode ser adotado, mas prestando atenção para o equilíbrio. Assim como para não pecar no excesso de formalidade ou informalidade nas suas atitudes.

Adriana recomenda que o profissional evite decorar sua mesa já no primeiro dia, “colocar objetos pessoais com times de futebol, por exemplo, nem pensar”. Outro ponto, não vá embora às 17h59 se o seu horário termina às 18h. “Pergunte se você pode ajudar em alguma coisa e só depois vá”, recomenda.

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