Carreira Desenvolva-se Nerd mais sociável, é o profissional de Ti do...

Nerd mais sociável, é o profissional de Ti do futuro

-

A escassez de mão de obra no mercado de tecnologia da informação é um problema global. Com uma demanda cada vez maior, vagas de TI se acumulam graças à falta de profissionais capacitados a cumprir as exigências requeridas. Agora, além do inglês e de conhecimentos técnicos, a sociabilidade do candidato pode fazer a diferença na hora da contratação do profissional e na posição em que ele vai trabalhar.

Completo conhecimento em idiomas, especialmente na língua inglesa, graduação em escolas reconhecidas e cursos extracurriculares continuam sendo importantes. A nova demanda da tecnologia, no entanto, pede um profissional ainda mais diferenciado: o sociável. “É um grande trunfo ter um profissional desses. Ele se relaciona com todas as áreas e com uma linguagem mais simples, atendendo à demanda de maneira mais rápida”, diz Diego Rondon, head hunter de TI da empresa de recrutamento Page Personnel.

A alta carga de estudos dos profissionais em formação, muitas vezes, acaba refletindo negativamente na sua vida social. Para conseguir atender a todas as disciplinas, alguns estudantes acabam deixando de lado o relacionamento interpessoal com amigos e família.

Focar apenas na parte técnica pode ser prejudicial para o profissional almejar cargos mais altos na empresa. Aqueles que saem do estigma de “nerd” e se relacionam com os clientes de forma mais natural conseguem atingir posições de destaque nas companhias. “A capacidade de explicar informações de forma mais simples, liderar e ter competência em negociações são essenciais para quem quiser ocupar cargos de gestão”, afirma Thyago Liberalli, diretor de novas tecnologias e inovação da recrutadora Catho.

Vagas, de fato, não faltam para quem se forma na área de tecnologia. Segundo levantamento da Page Personnel, 70 mil posições estavam em aberto no fim do ano passado somente na Grande São Paulo, cenário que não se altera muito graças à alta rotatividade do mercado.

Apesar de ter vagas para todos, os profissionais que se adequarem a esse novo mercado também terão a responsabilidade de descomplicar a tecnologia em um tempo que ela se faz cada vez mais necessária nas empresas. “Eles serão os responsáveis por essa transição de imagem de que a tecnologia é algo complicado. Hoje, ela é a solução”, afirma Diego Rondon.

Com informações da Isto é Dinheiro

Leandro Isola
Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

2 COMENTÁRIOS

  1. Agora só falta na minha cidade e entre outras, eles também PAGAREM o que valemos, pois nego só quer ganhar em cima com salários ridículos, e ainda reclamam da falta de profissionais.

  2. De forma educada, e apenas incitando um bom bate papo, venho aqui colocar minha opinião. Essa coisa do “PAGAREM”, não deixa de ser reflexo do próprio modo com o profissional da T. I. se comporta atualmente. Eu sou da área, e vejo com frequência gente se vendendo por pouco, ou então adotando o modo “canivete suíço” fazendo de tudo um pouco e não focando sua especialização. Acho que é fácil culparmos um mercado, e não nego que não seja assim. Porém a parte disso, é que eu e você que lê isso agora, podemos fazer um mercado melhor, nos especializando, trabalhando com parcerias em projetos (designers, programadores, etc). Há mercado para todo o profissional, como sempre foi em todo o ramo. Não podemos esperar algo parrudo de um sobrinho. Quando a parada for hardcore, os bons se destacam, e podes crer: seja ele programado, designer, engenheiro ou o que for, ele TENDE a ser recompensado por isso.

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Novidades

Treino de apenas 12 minutos de exercício diário para fazer em casa

A pandemia de coronavírus que atingiu o Brasil, esta fazendo com que a população mude alguns dos seus hábitos...

5 atitudes esperadas dos líderes durante períodos de instabilidade

Em função da pandemia de coronavírus e da renovação das estratégias de planejamento das empresas, o home office tem...

Empresas de Laticínios fazem doações a comunidades carentes

As empresas de Laticínios estão fazendo uma grande ação de responsabilidade social neste momento de crise provocada pela pandemia...

Milhões de carros precisam de recall por airbags mortais

Uma falha de projeto do sistema de airbags de carros produzidos de 98 até 2010, podem mata. O que...

COVID-19 : A busca pela cura

O novo Coronavírus tem repercutido intensamente na rotina das pessoas em todo o mundo, modificando o estilo de vida...

Anticoncepcional engorda? Saiba a verdade

Será verdade que ao anticoncepcional engorda mesmo? Confira o que é verdade e o que é mito sobre isso. A...

Veja também

Fabricante de celular cria aspirador de pó sem fio que também é esfregão

A Xiaomi uma das maiores fabricantes de celulares do mundo lançou um aspirador de pó inteligente, o Roidmi NEX, ele tem a capacidade de aspirar e esfregar o chão ao mesmo tempo e melhor de tudo, sem fio.

5 dicas para proteger sua saúde com apenas 60 segundos

A maioria das pessoas acredita que para ter uma...
- Publicidade -

MaisNovidades
Veja o que mais é notícia