A universidade de Harvard é uma das mais conceituadas universidades do mundo, com alunos extremante competentes em logica e cálculos, mas um problema de lógica deixou a maioria na dúvida e fez com que mais de 50% dos alunos errassem, será que você acertaria ?

O problema é o seguinte :

Um taco e uma bola de basebol custam juntos U$1.10.

– O taco custa um dólar a mais que a bola.

– Quanto custa a bola?

Se você respondeu 10 centavos, você errou como mais de 50% dos estudantes de Harvard, MIT e Princeton. A resposta certa a resposta é cinco. O economista vencedor do premio Nobel Daniel Kahneman explica o porquê da resposta: “O número que vem em sua mente é obviamente 10, uma resposta intuitiva e errada. Se a bola custasse 10 centavos, então o conjunto custaria $1.20 (10 centavos para a bola e $1.10 para o taco).

A resposta certa é 5 centavos. Podemos dizer que a resposta intuitiva também veio para aqueles que responderam 5 centavos, a diferença é que eles resistiram à intuição”, explicou a publicação americana Business Insider.

Segundo o Kahneman, muitas pessoas são extremamente confiantes, e são propensas a acreditar demais nas suas intuições. O economista é autor “Thinking, Fast And Slow”, ou Pensando, rápido e lento em um tradução literal, nele o autor sugere que nós temos um sistema mental, intuitivo e um sistema mental lógico, e muitas vezes usamos a sistema errado, na hora errada.

Segundo a reportagem, mais de 50% dos estudantes de Harvard, MIT e Princeton erraram essa questão. Em universidades menos prestigiadas, a quantidade de respostas erradas foi acima de 80%.

share_facebook_bigger

2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que o motivo para errarem um teste tão simples seja excesso de auto confiança.
    Vejamos o teste:
    taco+bola=1,10
    taco=bola+1,00 > bola=taco-1,00
    Logo, taco+(taco-1,00)=1,10
    taco=1,05
    bola=0,05

Leave a Review

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.