Muitas pessoas tem a impressão errada que o povo baiano é um povo preguiçoso, mas assim como todo brasileiro é um povo trabalhador e guerreiro, que mata um leão por dia para sobreviver.
A imagem do baiano que só sabe fazer festa, deitar na rede e tomar água de coco já é ultrapassada. A avaliação é de especialistas em Recursos Humanos. Quando o assunto é trabalho, quem nasce na Bahia tem várias características positivas que saltam aos olhos.
Facilidade com os relacionamentos, senso de humor e leveza são outras características apontadas por Ana Cláudia Athayde, a especialista associa essas habilidades à herança da cultura africana e à experiência com os grandes eventos de lazer, como o Carnaval.
A psicóloga do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM) Gisele Fernanda endossa a tese. Para ela, o que chama atenção no baiano é sua força de vontade e capacidade de adaptação. “Hoje, não tem carteira assinada pra todo mundo. Mas, mesmo desempregado, o baiano tem disposição para atuar no mercado informal, nos famosos bicos”, diz.