A

Pet terapia : saiba como ajuda na saúde

Júnior Imigrante - Nace

Receba atualizações em tempo real grátis

Você sabia que interagir com animais de estimação faz bem para a saúde? A chamada pet terapia existe e, inclusive é alvo da ciência. Não é à toa que, no Brasil, esse termo é reconhecido pelo Conselho Regional de Medicina como Terapia Assistida por Animais (TAA).

Na prática, a técnica existe porque os animais podem ser verdadeiros terapeutas, ou seja, são capazes de auxiliar no tratamento de diversas doenças, de origem emocional ou física.

Os donos de felinos, por exemplo, possuem 40% a menos de chances para desenvolver um ataque cardíaco, conforme aponta uma pesquisa divulgada pelo jornal americano Fox News. Além disso, outro fator que faz com que os gatos também sejam considerados animais terapeutas é o ato de ronronar.

Esse barulho emitido pelo bichano não só é uma forma de exibir os sentimentos como também pode ajudar no alívio da falta de ar e outras situações de estresse. Se interessou pelo assunto e deseja saber mais sobre como seu pet pode causar efeitos terapêuticos na sua vida? Saiba que esse post foi feito para você!

Pet terapia: a cura pelos animais

Pet terapia cura pelos animais

Seja por meio da cão terapia ou do contato com outros animais como gatos, a convivência é capaz de reduzir sintomas de estresse, ansiedade e acalmar os humanos.Neste contexto, o jornal da Universidade de São Paulo (USP) já destacou inclusive, que há um artigo publicado na Revista de Medicina, baseado na relação dos idosos com os animais.

O estudo incluiu 25 idosos com pressão alta que tiveram alterações arteriais causadas por luto , doenças cognitivas ou alterações causadas por doenças agudas.

Uma das conclusões: a pet terapia é um pilar importante que potencializa o tratamento médico e deixa o paciente mais confortável.Nesta linha, a cidade do Rio de Janeiro conta com a lei nº 6.492 , aprovada desde março. Na prática a legislação permite entrada de animais domésticos dentro dos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Ou seja: investir em uma qualificação como um curso cão terapia ou outro formato é promover esses benefícios para a saúde das pessoas.

Veja em nosso site :

Cachorro Que Nasceu Sem Os Olhos Ajuda Crianças Especiais

Melhore A Saúde Mental Dos Seus Filhos Com A Ajuda Dos Pets

Animais terapeutas e saúde mental

Animais terapeutas

Assim como há benefícios para a saúde física, os animais também ajudam no fortalecimento da saúde mental. Uma pesquisa desenvolvida por psiquiatras portugueses, publicada na revista científica Journal of Psychiatric Research acredita nisso.

Esse estudo foi realizado com 80 pacientes diagnosticados com depressão. 40 ficaram em contato com os animais ao longo do tratamento e a outra metade, sem.

Os pacientes que tiveram contato com os pets apresentaram melhoras significativas, enquanto os demais não tiveram uma evolução significativa.

Viu só como os animais terapeutas são puro amor?

Se você gostou desse conteúdo, continue por dentro do blog para mais notícias sobre saúde e bem-estar.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.