A

Por que todo mundo deveria fazer terapia?

Receba atualizações em tempo real grátis

Se engana quem pensa que fazer terapia é “coisa de louco”. O estigma que ronda o trabalho dos psicólogos e psiquiatras é uma construção social que, cada vez mais é desconstruída com dados de saúde mental.

Claro que é importante saber que cerca de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão no mundo inteiro, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Mas, entender que as pessoas não se resumem a um diagnóstico e que fatores sociais e ambientais influenciam a saúde mental é importante.

A própria OMS  entende que um ambiente que protege direitos básicos, como o acesso à coisas como cultura e alimentação é essencial para promoção da saúde mental.  Ao considerar um contexto de crises econômicas e políticas, miséria, violência e fome, é inevitável que a saúde mental não seja abalada.

Por isso, falar em terapia não é algo tão fora da curva assim. Afinal de contas: por que todo mundo deveria frequentar terapia ? Se bateu a curiosidade e a dúvida, não deixe de ler esse post.

Na terapia você aprende a lidar com sentimentos e dependências

terapia

O termo terapia, vem da palavra psicoterapia que, desconstruída significa a possibilidade de curar a mente. O tempo todo as pessoas lidam com sentimentos diversos. Ansiedade, raiva, alegria, tristeza, medo.

Como lidar com esses sentimentos de forma saudável ?

Ao fazer terapia, a pessoa adquire autoconhecimento e assim fica mais fácil transformar alguns hábitos. Com o tratamento adequado, a expectativa é que o paciente consiga:

  • Reduzir sofrimentos;
  • Aumentar  a confiança;
  • Criar relações saudáveis;
  • Aprender a lidar  com sentimentos.

Veja em nosso site :

Dicas Para Cuidar Da Sua Saúde Mental

Sintomas Da Ansiedade Que Merecem Sua Atenção E Como Controlá-La

Autocuidado: O Que É Qual É A Relação Com A Saúde Mental ?

É mais fácil criar autoconfiança

A insegurança é um perigo e isso pode afetar a saúde mental a longo prazo.  Por isso, a terapia é importante para que o indivíduo consiga desenvolver autoconfiança.

Ao aprender como transformar os sentimentos negativos em positivos, as chances  da pessoa ter transformações positivas no trabalho aumentam bastante. Criar autoconfiança inclusive, é algo que pode influenciar o desenvolvimento do ser humano. Especialistas afirmam que quando o indivíduo cuida da saúde mental, mentalizar coisas boas e transformar os hábitos é uma caminho é construído com mais facilidade.

Além dessas mudanças, a prática da terapia é algo que ajuda as pessoas a entender melhor o mundo e as relações humanas. Por isso, não é preciso ter necessariamente um diagnóstico para procurar a ajuda de um profissional da área.  Afinal: a saúde mental é o reflexo do conjunto de coisas que uma pessoa vive e pode ser afetada a todo momento.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.