fbpx

A

Prefeitura faz ação social, que troca lixo reciclável por pão, peixes e frutas

Foto: Gilberto Benzi/Arquivo Pessoal
0

Receba atualizações em tempo real grátis

Quem nunca pensou em poder trocar o lixo por alimento?

Isso parece um sonho mas não é, na verdade, a iniciativa Reciclou, Levou é um programa social da prefeitura de Guarujá, litoral de São Paulo, que desde 2017 está fazendo sucesso e vem se espalhando ao longo do país.

O projeto Reciclou, levou, foi criado para estimular a coleta seletiva de lixo reciclável em troca de cupons de compra que podem ser usados para comprar produtos como frutas, verduras, legumes, peixe e pão.

Sendo uma obra da Secretaria de Desenvolvimento econômico e Portuário em parceria Fundo Social e a Cooperativa de Beneficiamento de Materiais Recicláveis e Educação Ambiental (Cooperben), é possível trocar plásticos, garrafas pet, embalagem de produtos de limpeza e óleo de fritura.

A troca dos produtos deve ser feito pelo caminhão da Cooperben, o valor a ser recebido varia conforme o peso, sendo estes:

  • O kg de sacolas plásticas, embalagens de produto de limpeza e garrafas de água equivale a 0,40 centavos;
  • O kg da garrafa pet equivale a 0,70 centavos;
  • O kg de óleo de fritura equivale a 0,50 centavos;

Com os cupons, os moradores podem comprar produtos no caminhão do peixe, na panificadora solidária, na horta solidária da cidade, e nas feiras da economia solidária.

Leia em nosso site 

Homem Cria Ecobarreira Caseira E Retira 1 Tonelada De Lixo De Rio

Funcionária Pede Demissão Por Não Conseguir Chegar No Horário E Patrão Da Um Exemplo Lindo

Os horários do caminhão da cooperativa acompanha o horário do caminhão do peixe, assim como sua localização, pois está sempre junto a ele.

O projeto já apresenta bons resultados desde a sua primeira semana de implantação, a ideia da prefeitura de Guarujá é que cada bairro possa ter o local de coleta e que o projeto funcione de forma autossustentável, além de gerar economia para quem participa da coleta seletiva, o projeto gera mais empregos aos cooperados e um melhor destino ao lixo aumentando a preservação do meio ambiente.

Uma boa ideia para todas as cidades, não acha ? Comente

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.