A

Quais os riscos de usar chupeta?

Receba atualizações em tempo real grátis

Sabemos que a chupeta funciona como um calmante para o bebê, isso acontece por conta da sucção, funciona assim: Quando o bebê esta chorando acontece um aumento nos batimentos cardíacos, deixando assim o bebê agitado e inquieto, quando damos o peito materno ou a chupeta para “acalmar”, a sucção faz com que os batimentos cardíacos diminuam voltando ao normal.

Criada em 1949 na Alemanha, a chupeta tem sido refúgio para muitos pais até os dias de hoje.

Há pessoas que são contra o uso da chupeta, por conta dos malefícios que esse objeto pode trazer.

Com a modernidade que vivemos, existem vários modelos e cores de chupetas, mas antes de adquirir esse produto, conheça um pouco sobre seus riscos e benefícios, e qual modelo é o mais adequado para o seu bebê.

Seu formato lembra um mamilo saltado, pode ser de látex ou silicone. Algumas pessoas têm preferência pelo material de silicone, pelo fato de durar mais que os látex, dificilmente causam alergia e sua higienização é mais fácil, além de não causar deformidades no bico.

As chupetas de bico ortodôntico são as mais indicadas, pois elas não deixam um espaço entre a mandíbula inferior e superior e evitam prejudicar o encaixe da mesma.

Devemos observar também o tamanho da chupeta: elas são divididas em faixas etárias e vale a pena lembrar que esse produto deve ser trocado de acordo com o crescimento do seu filho.

Leia em nosso site :

Como Fazer A Higienização Do Carrinho De Bebê

Significados De Nomes De Bebês Que Serão Tendências Em 2019

O lado positivo da chupeta

usar chupeta

O lado bom do uso da chupeta é seu efeito imediato de acalmar o recém-nascido. Isso acontece por conta de um hormônio chamado de Cortisol, que auxilia o organismo a controlar o estresse, ansiedade, reduzir inflamações e dores, fazendo o bebê se acalmar.

A chupeta também pode auxiliar nesses três fatores.

  • Adaptação – alimentação pastosa.
  • Fisiológico – quando há uma necessidade excessiva de sugar.
  • Emocional – passando segurança e tranquilidade em ambientes estranhos.
  • Entretanto, ela não possui alguns malefícios:

O lado negativo do uso da chupeta

problemas de usar chupeta

Pode prejudicar a amamentação: o bebê pode “preferir” o bico de silicone ao invés da amamentação nos seis, pois a língua se posiciona diferente facilitando sucção no silicone.

Pode infeccionar os ouvidos: a chupeta pode facilitar a entrada de micro-organismo, por falta de estímulos do músculo palato.

Pode prejudicar os dentes: modificando a arcada dentária, deixando um “buraco” entre as mandíbulas ou até mesmo dentes tortos.

Dificuldades no som da fala: o uso prologando da chupeta pode causar mudanças estruturais na boca e assim prejudicar a fala, isso fica mais grave após os quatro anos de idade.

Alerta: cuidado com as chupetas decoradas em pérolas, pois a decoração pode se soltar e o bebê colocar na boa sem que alguém veja, trazendo vários riscos a saúde e até mesmo levando a óbito.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.