fbpx

A

Receita de glass cake, o bolo da moda

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O bolo glass cake ou bolo de vidro ficou famoso pelas fotos da confeiteira russa Olga Noskovaa, o bolo fica lisinho e espalhado deixando o bolo com um visual super diferente. Atendendo a pedidos testamos uma receita que você vai adorar o resultado, o seu bolo vai parecer uma escultura de vidro.

Vamos a receita do glass cake ?

Ingredientes – Brownie

78g de manteiga sem sal
78g de chocolate meio amargo
78g de ovos
65g de açúcar
33g de farinha de trigo peneirada
50g de chocolate gianduia picado
25g castanha de caju picada
Uma pitada de sal (se tiver flor de sal, pode usar)

Para o mousse

108g de creme de leite fresco 35%
17g glucose de milho branca
135g de chocolate amargo
250g de creme de leite fresco

Para o efeito de vidro – glaçagem

75g de água
150g de açúcar
150g g de glucose de milho branca
100g de leite condensado
70g de massa de gelatina derretida (10 g de gelatina em pó sem sabor dissolvida em 60 g de água)
150g de chocolate branco
5g de corante vermelho lipossolúvel
1g de pó dourado

Modo de preparo do Glass Cake

Brownie

Em uma panela em banho-maria derreta 78 g de manteiga sem sal com 78 g de chocolate meio amargo. Retire do banho-maria e reserve.

Coloque em uma batedeira 78 g de ovos, 65 g de açúcar, sal a gosto e bata até espumar. Desligue a batedeira e reserve.
Em uma tigela coloque 33 g de farinha de trigo peneirada, metade do chocolate derretido (reservado acima) e misture bem até ficar liso e homogêneo. Adicione o restante do chocolate derretido e misture. Acrescente a mistura de ovos batidos e misture.
Em seguida, espalhe esta mistura sobre uma forma (ou flexipan) e salpique sobre a massa 50 g de chocolate gianduia picado, 25 g de castanha de caju picada.

Depois leve a massa para assar em forno médio preaquecido a 175ºC por 6 minutos, em seguida, abaixe a temperatura do forno para 160°C e deixe assar por mais 18 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e leve para o freezer.

Mousse

Em uma panela em fogo baixo aqueça 108 g de creme de leite fresco com 17 g de glucose de milho branca até atingir a temperatura de 85°C. Coloque em uma tigela 135 g de chocolate amargo e o creme de leite aquecido (feito acima) e deixe o chocolate derreter. Em seguida, emulsione até ficar liso e homogêneo.

Em uma batedeira coloque 250 g de creme de leite fresco e bata levemente. Desligue a batedeira e transfira esta mistura para a tigela com a mistura de chocolate (feito acima) e misture. Despeje a mistura e sobre o brownie congelado.

Glaçagem

Coloque em uma panela 75 g de água, 150 g de açúcar, 150 g glucose de milho branca e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo. Em uma tigela com 100 g de leite condensado adicione a mistura de açúcar (feito acima) e misture. Junte 70 g de massa de gelatina derretida e misture.

Em outra outra tigela com 150 g de chocolate branco coloque a mistura com a massa de gelatina (feita acima) e misture até derreter o chocolate.

Em seguida, bata com o mixer até obter uma mistura homogênea. Adicione 5 g de corante vermelho lipossolúvel, 1 g de pó dourado e bata novamente com o mixer, tomando cuidado para não incorporar bolhas de ar, pois as bolhas irão irar o efeito de vidro

Em seguida, regue sobre o brownie congelado com a mousse a 33/35°C e sirva e espere os elogios dos seu glass cake.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.