Receita Federal reforça que não manda e-mail se recebeu é golpe !

0

Receba atualizações em tempo real grátis

A Receita Federal divulgou comunicado nesta segunda-feira em que reforça alerta para que contribuintes não abram e nem respondam mensagens de e-mail supostamente enviadas pelo órgão.

O problema é que com as entregas de declarações de imposto de renda, esse tipo de golpe aumenta então cuidado !

A Receita Federal informou que “não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome“.

E lembrando para quem ainda não declarou o imposto de renda, o Programa Gerador do IRPF deve ser obtido diretamente na página da Receita na Internet em  https://receita.economia.gov.br/.

A recomendação é excluir a mensagem e não abrir arquivos anexados, “pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário”. Além disso, o usuário não deve acionar links, “mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como ‘clique aqui’, pois não se referem à Receita Federal”.

Geralmente, quadrilhas pedem informações financeiras das vítimas desse tipo de golpe. A Receita Federal ainda alerta que os e-mails muitas vezes invocam “urgência” ou dizem que o “CPF está cancelado“.

Para esclarecimento de dúvidas, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (146).

Lembre-se: A Receita Federal não envia e-mails ao contribuinte, caso ela precise entrar em contato com você é enviada uma correspondência para sua casa.

 Veja em nosso site : 

Receita Federal Esta Colocando Muitas Declarações Na Malha Fina Por Fraude

Roubo De Carros : Descubra O Atrai Ou Afasta O Ladrão De Carros

Entenda o golpe do e-mail da Receita

De acordo com a Receita, as mensagens utilizam indevidamente nomes e timbres oficiais e iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, na tentativa de obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras do cidadão desavisado, pois os links dos e-mails costumam ser a porta de entrada para vírus e malwares no computador.

email falso da receita federal

Mesmo em e-mails que não seja da Receita, você deve sempre evitar abrir arquivos anexados de mensagens desconhecidas pois as mesmas podem conter programas que causam danos ao computador ou capturam indevidamente seus dados.

Lembrando que o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda para a Receita Federal termina no dia 30 de abril.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.