Menu
in

Como cozinhar feijão de maneira rápida

Muita gente tem um certa dificuldade para fazer feijão, as vezes o caldo fica ralo, outras vezes o feijão fica mal cozido, por isso separamos um passo a passo de como cozinha feijão sem erro.


Veja : Natura faz liquidação, (acesse aqui)

Mas a primeira coisa antes de começar é você ter um feijão que digamos assim dê um bom caldo, tem algumas marcas de feijão que são muito ruim, ai não tem milagre.

Passo a passo de como cozinhar feijão

Você vai precisar de um pacote de feijão e 2 folhas de louro.

O primeiro passo é separar os feijões que estão com uma aparência ruim, depois de catar o feijão lave eles para retirar qualquer sujeira e coloque o feijão de molho na água por 2 horas no minimo, quanto mais tempo ficar de molho menos tempo vai levar para cozinhar. (você pode usar essa água depois para regar plantas).

Para um pacote de feijão de 500 gramas, coloque na panela de pressão 1 litro e meio de água e coloque o feijão que estava de molho e adicione a folhas de louro. (a panela tem que ficar com uns 5 a 10 centímetros sem água)

Leve o feijão ao fogo alto e deixe cozinhar, assim que panela de pressão começar a chiar, conte 40 minutos. (Veja que não temperamos o feijão ainda).

Depois desse tempo deixe toda a pressão sair da panela e verifique se o feijão ficou macio, se ainda não ficou é porque o feijão é mais duro e deixe mais uns 10 minutos na pressão (depois que a panela voltar a chiar).

Agora é hora de temperar o feijão.

Ingrediente para o caldo e temperar o feijão

  • 2 dentes de alho picado
  • 1 cebola picada
  • sal
  • azeite
  • ¼ xícara de chá de bacon picado se preferir use linguiça calabresa

Em uma outra panela coloque um fio de azeite e refoque a cebola, assim que ela começar a refogar (ficar mais amarelinha), coloque o alho picado deixe ate dourar o alho e adicione o bacon e mexa até o bacon ficar cozido, mais ou menos 2 minutos.

Depois disso caso queira um caldo mais grosso, desligue a panela e pegue uma concha de feijão cozido e adicione na panela e amasse eles com parte de trás da conha e adicione o sal a gosto.

Agora coloque todo esse caldo que você fez na panela de pressão e mecha depois, depois coloque no fogo até ferver novamente e teste o sal, se ainda tiver sem sal, adicione até seu gosto.

Como congelar o feijão

Como cozinhar feijão dá um pouco de trabalho, muita gente faz uma grande quantidade para congelar, mas acaba não gostando de comer o feijão depois de congelado, o motivo é bem simples, o processo está errado.

Se você prende fazer o feijão para congelar o recomendável é você não colocar os temperos como a cebola e o bacon. Somente o alho (e coloque a concha de feijão amassado como ensinamos acima), assim ele dura mais tanto na geladeira como no freezer.

O recomendável é deixar o feijão por apenas 1 mês e para te ajudar nisso, coloque uma etiqueta neles com a data.

Mas a dica de outro para o feijão fica bom, mesmo depois de congelador é  temperar o feijão, quando descongelar.

Se você descongelar no micro-ondas, enquanto o feijão tiver no aparelho faça o tempero dele, para isso em uma frigideira, refogue a cebola e o bacon, e depois adicione ao feijão, você verá que ele vai ficar fresquinho.  

Caso você vá descongelar no fogo, assim que ele começar a esquente adicione o refogado.

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Leave a Reply

Sair da versão mobile