termos culinários
in

Conheça termos culinários que você sempre quis saber

Com a invasão de programas de competição culinárias na TV, como o Master Chef, você começou a ouvir termos culinários como selar, brunoise ou mesmo “usar um Bowl”, mas o que você não sabe é que a grande maioria dos termos falado você faz todos os dias em casa. Veja :

Bowl – Nada mais é que uma tigela funda

Brunoise – o termo francês é cortar em cubinhos do mesmo tamanho.

Brülé – Um procedimento da culinária francesa que em que a superfície de açúcar é queimada rapidamente com um maçarico, caramelizando e a tornando quebradiça. É uma técnica válida para salgados e doces.

Sauté – é dourar alimentos, como batatas, cenouras e mandioquinha, em camada de gordura quente (óleos ou manteiga), tostando a superfície.

Mise en place Outro termo de origem francesa, significa “pôr em ordem, fazer a disposição”, ou seja nada mais é que organizar a cozinha antes de cozinhar, separando os alimentos e utensílios que serão utilizados.

Ganache – é uma mistura de chocolate e creme de leite, possui consistência que pode ser cremosa ou mais “soft”. Ele é muito utilizado na confeitaria para fazer trufas, bombons ou pode servir de recheio para bolos, tortas.

Saltear – é apenar fritar com pouquíssimo óleo e o fogo tem que ser bem forte. O alimento é cozido em alta temperatura e em movimentos de vai-e-vem. Esse método preserva melhor o sabor do alimento e distribui a temperatura por igual, deixando-os com uma coloração homogênea.

Selar – este método consiste em simplesmente dourar a carne na panela quente, assim ela segura a suculência da carne no meio da carne.

Julienne – nada mais é que cortar o ingrediente em tirinhas bem finas e iguais

Redução – você já ouviu a expressão “redução de vinho”, que é deixar a bebida em uma panela, com o fogo baixo até o volume diminuir à quantidade desejada.

Fouet

Fouet – é aquele batedor de arame para bater claras em neve e fazer omeletes.

Puxar – significa refogar um ingrediente rapidamente em uma panela bem quente, exemplo: cenoura puxada na manteiga.

Marinar – imergir alimentos em preparação de azeite, vinagre ou vinho fortemente temperada por um período de tempo para que fiquem mais saborosos ou mais macios. O procedimento pode ser usado em alimentos já cozidos para conservá-los.

Sauté – é dourar alimentos, como batatas, cenouras e mandioquinha, em camada de gordura quente (óleos ou manteiga), tostando a superfície.

Marinar – É deixar um alimento de molho em uma mistura de temperos durante várias horas, ou até dias, para tomar gosto.

Sovar – Sovar consiste em bater vigorosamente uma massa para que o glúten se desenvolva e a massa se torne mais elástica e macia.

E você conhece ou tem duvidas sobre outros termos culinários  ?

Written by Leandro Isola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI e pai do João Olavo. É apaixonado livros e boa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mãe faz filho pedir desculpas para colega de escola: “Não se bate em mulher”

vinho

Empresa cria vinho para gatos