Saiba como proteger seus arquivos

0

Receba atualizações em tempo real grátis

O caso  atriz Carolina Dieckmann esta repercutindo até hoje, suas fotos nuas segundo a ONG Safernet  tiveram pelo menos 8 milhões de acessos únicos.  Mas como alertamos anteriormente esse problema que a atriz passou , levanta os cuidados que devemos ter com nossos arquivos digitais.

Mas que cuidados são esses? O que fazer para que textos, fotos e vídeos íntimos fiquem bem guardados?

“A única forma de proteger seus arquivos sensíveis é a criptografia”, diz Mariano Sumrell, diretor de marketing da AVG Brasil. Programas que fazem isso embaralham o conteúdo de arquivos, que só se tornam compreensíveis por meio de senha.

Outra coisa que pouca gente sabe: apenas arrastar um arquivo para a lixeira não o apaga do disco. Para isso é necessário um software do tipo triturador, que escreve informações sobre o bloco do HD que abrigava o dado.

“Se você quer guardar dados sensíveis no computador, precisa seguir algumas práticas importantes de segurança”, diz Fábio Assolini, analista da Kaspersky Lab.

Dicas para sua proteção :

1 – Criptografia é a principal maneira de garantir que terceiros não terão acesso aos seus arquivos, o que significa embaralhar as informações dentro deles. Somente com uma senha é possível torn-a-los comprrensíveis novamente.

Programa gratuito que recomendamos : TrueCrypt

2 – Crie senhas fortes com pelo menos 8 caracteres e sempre misture letras, números e se possível símbolos como @ e $ e utilize a sua senha  somente para um serviço, pois caso seja descoberta somente esse serviço será afetado, ex não utilize sua senha do MSN no Facebook.

3 – Perguntas alguns serviços sempre pedem um resposta para alguma pergunta “secreta”, tome cuidado, pois você pode deixar pistas da sua resposta na redes sociais. Ex Qual o nome do meu animal de estimação

4 – Limpe seu lixo, não basta esvaziar a lixeira pois os dados ainda ficam no HD, utilize programas que destroem o lixo, como o CCleaner

5 – Use HD externo, tem arquivos importantes, não deixe no seu aparelho e sim em HD externos que podem ficar guardados com você e caso seu computador seja invadido, seus dados não estarão lá. Uma boa opção de HD Externo aqui

8 – Antivus Sempre mantenha seu Antivirus atulizado, existem bons programas gratuiros como o AVG e o Microsoft Security Essentials

9 – Cuidado com o Phishing lembre-se que empresas não pedem informações importantes como senhas, ou atualizações por e-mail. SEMPRE desconfie de e-mail prometendo mundos e fundos e principalmente nunca confie em e-mail de atualizações de bancos, na duvida ligue para seu gerente.

10 – Cuidados com telefones celulares, PDAs e outros aparelhos com bluetooth, manter o bluetooth do seu aparelho desabilitado e somente habilite-o quando for necessário e fique r atento às notícias, principalmente àquelas sobre segurança, veiculadas no site do fabricante do seu aparelho; aplicar todas as correções de segurança (patches) que forem disponibilizadas pelo fabricante do seu aparelho.

Com informações da Folha.com

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.