A

Supermercados estão substituindo embalagens plásticas por folha de bananeira

Receba atualizações em tempo real grátis

Uma iniciativa bem diferente está mudando as opções de consumo em um supermercado tailandês, que adotou uma forma bem criativa de substituir o plástico, eles estão utilizando folhas de bananeira.

Como exemplo para dezenas de supermercados no Vietnã e na Indonésia que estão aderindo à nova ideia.

A ideia é substituir embalagens de plástico por um material muito resistente, abundante e 100% orgânico e que é encontrado no mundo todo.

Supermercado sem sacola plastica

É bastante inteligente a escolha das folhas de bananeira, pois elas são mais grossas, largas e flexíveis e podem ser enroladas e dobradas com facilidade, além de fortes, suportam variadas temperaturas, inclusive as mais baixas.

Embrulhar alimentos com folhas de bananeira é uma prática resgatada de mercearias e supermercados na tentativa de fazer a diferença e aderir na batalha por um mundo mais sustentável, eliminando o plástico gradativamente do cotidiano das pessoas.

Países asiáticos utilizam as folhas de bananeira para preparar cereais, como arroz, há séculos e desde a idade média, as folhas são utilizadas para embrulhar e conservar alimentos. Prática também utilizada no Brasil, inclusive muitas tribos ainda nos dias de hoje utilizam a folha de bananeira.

Além de bonitas, as folhas de bananeira são embalagens orgânicas, fortes que finalizadas com um laço de fibra natural para lacrar o alimento e um toque todo especial ao produto.

São muitos os benefícios na substituição das embalagens plásticas pelas orgânicas elas facilitam na decomposição, que levam algumas semanas apenas, em contrapartida ao plástico, que leva séculos, a utilização de folhas de bananeira contribui para evitar a poluição dos ecossistemas e previne a morte de milhares de animais pela ingestão material plástico.

Supermercado sem sacola plastica folha bananeira

Um fator importante a considerar é que a compostagem da folha de bananeira favorece e enriquece o solo com nutrientes, uma particularidade que muitas pessoas não sabem é que elas são à prova d’água.

O que era para ser um teste do supermercado tailandês, acabou por ter uma repercussão mundial pela simplicidade e revolução na busca de um mundo mais sustentável.

Estas embalagens ecológicas podem ser utilizadas em vários setores, principalmente como opções para substituir o plástico, são sustentáveis, mais econômicas e além de tudo, muito mais bonitas.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.