A

Terapia acessível? Saiba como encontrar esse serviço

Receba atualizações em tempo real grátis

Os problemas de saúde mental estão cada vez mais evidentes na sociedade contemporânea. Mas já parou para pensar quantas pessoas podem frequentar um terapeuta? Considerando que cerca de metade da população mundial não possui acesso aos serviços de saúde, de acordo com  a Organização Mundial de Saúde (OMS), essa realidade não contempla todo mundo.

Se os serviços de saúde, de forma geral possuem algumas limitações, pensar no cuidado de saúde mental pode ser um desafio. Contudo, é possível encontrar atendimento de graça ou com valores acessíveis. Quer saber como?

Separamos algumas dicas para que você entenda melhor o que é a Terapia social e como buscar esses serviços!

Busque atendimento pelo SUS

terapia pelo SUS

Totalmente de graça, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento psicológico e psiquiátrico de forma gratuita.  Para ter acesso à esse serviço, há vários caminhos. Caso a pessoa deseje atendimento ambulatorial, a indicação é passar por uma consulta com um clínico geral na unidade básica de saúde e solicitar encaminhamento para o terapeuta

Para quadros crônicos, de transtornos mentais ou problemas com álcool e drogas, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma alternativa de tratamento.  O acesso ao tratamento se dá por encaminhamento médico ou situações emergenciais. Para mais informações, você pode buscar a secretaria de saúde da sua cidade. 

Em São Paulo, por exemplo, há uma relação com os endereços. Confira http://www.ccs.saude.gov.br/saudemental/

Veja em nosso site :

Por Que Todo Mundo Deveria Fazer Terapia?

Dicas Para Cuidar Da Sua Saúde Mental

Pesquise serviços de Terapia Social

terapia social

Para quem não tem plano de saúde, mas deseja e precisa fazer acompanhamento psicológico, uma dica é ficar de olho em profissionais que ofertam a Terapia Social.

Na prática, o termo quer dizer que o profissional pode cobrar um valor abaixo do mercado ou fazer um pacote com um número fechado de sessões para que a pessoa consiga arcar com o custo.  Alguns terapeutas usam a renda mensal do paciente como um critério para fazer a seleção. Outros aderem programas na linha terapia para todos. Com as possibilidades de busca na internet, fica mais fácil encontrar os serviços de Terapia social. Quer saber como?

  • Use as redes sociais e os grupos específicos;
  • Procure indicações em universidades;
  • Pesquise serviços que trabalham de forma mais acessível;
  • Peça indicações aos amigos das redes sociais.

Busque atendimento em universidades

Assim como os estudantes de odontologia precisam passar por experiências práticas, os futuros psicólogos também. Por isso, é comum que as universidades ofereçam terapia gratuita ou com um valor mais acessível.  Para ter acesso ao acompanhamento com um psicólogo, geralmente a pessoa precisa preencher um cadastro socioeconômico.

Independente da situação, a busca pelos serviços de Terapia social é cada vez mais necessária.  Afinal: fazer terapia é aprender a lidar melhor com si mesmo (a) e isso também transforma a convivência com o outro. Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o Portal Elos, no site e nas redes sociais!

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.