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Teste seu grau de dependência do cigarro, e ajuda a parar de fumar

Teste de Fagerström tem o objetivo de estimar o grau de dependência da nicotina.

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O Teste de Fagerström é utilizado mundialmente como ferramenta de avaliação, em substituição a outros testes bem mais caros, que consomem mais tempo e são invasivos, e com o teste fica mais fácil de saber seu grau real de dependência, ajudando você na luta de parar de fumar.

O tabagismo é considerado a maior causa de morte evitável. Os benefícios de parar de fumar são bem conhecidos. Mas o poder viciante da nicotina associado ao hábito diário e a pressão do grupo de amigos ou família tornam a decisão de largar o cigarro muito difícil. Faça o teste de descubra seu grau de dependência :




Somente você pode decidir parar de fumar. Outros podem desejar ou pedir que você pare, mas a decisão é somente sua. O hábito de fumar não deve implicar na abdicação de cuidados essenciais nas áreas de saúde, alimentação e aparência. É fato que a maioria dos fumantes tem outros maus hábitos além do consumo de cigarros, contribuindo para fragilizar ainda mais sua saúde.

Dicas para parar de fumar

Tomada a decisão de parar, é necessário buscar ajuda. Essa ajuda pode ser participar de um Programa de Antitabagismo ou o apoio de um “padrinho”. O padrinho pode ser um amigo ou parente, ex-fumante ou não fumante, que possa dar apoio. Alguém a quem recorrer nos mementos mais difíceis.

Uma vez tomada a decisão de parar e escolhido um padrinho ou ajuda médica, esta na hora de escolher uma data. Escolha uma data nos próximos trinta dias. É importante ter tempo para se preparar e para seguir um plano, mas o limite de um mês existe para evitar que você racionalize e mude de ideia.

Até a chagada da data escolhida existem algumas atitudes que podem ser tomadas. Escolha uma delas como seu plano :

1 – Parar abruptamente na data escolhida. Lembre-se de parar de comprar cigarro nos dias anteriores a data e evite encontrar com fumantes nesse dia.

2 – Diminuir o número de cigarros gradativamente. Estabelecer um numero máximo de cigarros por dia até a data escolhida. Reduzir um ou dois cigarros por dia ajuda o organismo a tolerar melhor a falta de nicotina.

3 – Atrasar a hora do primeiro cigarro. Cada dia atrasar uma hora o primeiro cigarro da manha. Com isso o cigarro pouco a pouco vai saindo da rotina.

Conte para seus amigos e para sua família a data e o plano que você escolheu. Tenha certeza que todos vão apoiar sua decisão.

A falta de cigarro leva a abstinência. O organismo do fumante esta acostumado com uma dose de nicotina diária. Conhecer os sintomas é a melhor forma de se preparar e lidar com eles. A vontade intensa de fumar é chamada fissura. Nos momentos de fissura, o organismo esta pedindo por uma dose de nicotina.

Lembre-se: O cigarro é mais um problema. Não um amigo. Ele não ajuda a resolver nenhuma dificuldade da sua vida e boa sorte na luta de parar de fumar.

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1 comentário
  1. Cleber Silva Diz

    Se você chegou até a aqui é porque você é fumante e quer parar com esse vicío maldito, certo? Talvez eu tenha uma coisa boa para você que pode lhe ajudar a parar de fumar, clique no meu nome e veja…

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