A rinite ataca brasileiros mais de 2 milhões de vezes por ano, mas parece que existe uma luz no fim do túnel, uma vacina contra rinite também conhecida como tratamento com imunizantes.

Segundo um estudo, o tratamento com imunizantes (vacina contra rinite) faz os sintomas da rinite desaparecem por um bom tempo, no estudo 79% dos voluntários viram as crises de espirro, coriza e coceira sumirem de vez.

O estudo foi feito pelo otorrinolaringologista Edmir Américo Lourenço, e publicado na conceituada International Archives of Otorhinolaryngology, o médico selecionou 281 pacientes entre 3 e 69 anos, sendo que alguns sofriam de asma alem da rinite alérgica.

Depois dos pacientes fazerem testes de alergias, o médico criou uma vacina para cada paciente, assim ele conseguiu modificar aos poucos o sistema imunológico de cada paciente, criando uma resistência maior à alergia.

A ideia é dessensibilizar o paciente até ele ficar sem sintomas”, explica Lourenço.

Como funciona a vacina contra rinite ?

A vacina é personalizada para cada paciente, pois o agente causador da alergia pode varia de pessoa para pessoa, com isso a  imunoterapia fica mais precisa e eficaz.

A vacina contra renite deve é aplicada em várias sessões para o corpo ir se acostumando e modificando o sistema imunológico, o processo pode demorar meses ou mesmo anos.

Mas o tratamento não cura a rinite, somente faz desaparecer ou diminui a sensibilidade do paciente ao agente causador da alergia.

Outro problema que assusta muito é o preço, pois somente alguns hospitais do SUS – Sistema Único de Saúde fornecem a vacina contra rinite, e em clinicas particulares o preço é salgado

“O tratamento chega a custar entre 6 mil e 12 mil reais por ano”, diz o otorrinolaringologista Olavo Mion, professor da Universidade de São Paulo

Os resultados das vacinas costumam ser melhores nos pacientes que produzem anticorpos chamados Imunoglobulina E, conhecida como IgE. Apesar de este ser um sintoma muito comum da rinite, não são todos os pacientes que o apresentam.

Dicas para evitar a rinite

Muitas crises de rinite são causadas por causa de ácaros, então manter a casa livre de poeira e lavar o nariz com soro fisiológico pode ajudar.

A nutricionista Fernanda Granja, em seu perfil no Instagram, afirma que chupar uma laranja ou mexerica por dia ajuda a evitar a rinite. E não é somente por causa da Vitamina C.

Além de vitamina C, E e selênio, as frutas são ricas em folato, o ácido fólico. E segundo pesquisas do John Hopkings Medice nos Estados Unidos, o folato ajuda a regular a inflamação.

Evite leite (Mitos E Verdades Sobre O Leite Na Alimentação)

E tome bastante água, te água, especialmente se você passa muitas horas em locais com ar condicionado.

Este post foi modificado pela última vez em 02/03/2019 11:30 am

Leandro Isola @leandroisola

Criador do Porta Elos, formado em Gestão de TI pai do João Olavo. É apaixonado por séries e livros.

Compartilhar
Publicado por
Leandro Isola @leandroisola

Mais recentes

Os Chocolix vai passar na TV Cultura

A série infantil Os Chocolix vai de estrear na TV Cultura,  com a nova programação em comemoração aos 50 anos da…

26/06/2019 4:55 pm

É seguro investir em um sistema de Pele de Vidro ?

As fachadas de pele de vidro são estruturas altamente resistentes e garantem a privacidade de quem está no lado interno…

26/06/2019 4:36 pm

10 cuidados com a saúde no inverno

Finalmente chegou o inverno! Enquanto alguns agradecem pela queda das temperaturas, outros começam a se preocupar, já que nesta época…

26/06/2019 4:06 pm

Pai salva filho do alcoolismo com ajuda da mãe e a madrasta

Quando o assunto é amor entre pais e filhos, é correto afirmar que não existem limitações para o que o…

25/06/2019 3:24 pm

Qual tipo de vidro escolher para o fechamento de sacadas ?

Quando alguém resolve fazer um projeto de fechamento de sacadas, consequentemente tem que escolher qual tipo de vidro irá usar…

25/06/2019 2:58 pm

Quina de São João vai pagar R$ 140 milhões nesta segunda

A Quina de São João pode pagar um prêmio de até R$ 140 milhões para quem acertar  as cinco dezenas, o…

24/06/2019 12:04 pm