Veja entrevista inédita de Schumacher, antes do acidente

0 0

Receba atualizações em tempo real grátis

A família do heptacampeão Michael Schumacher divulgou uma entrevista inédita em comemoração aos seus 50 anos de idade, que será comemorado nesse mês.

Essa foi a última entrevista do campeão e até hoje não havia sido divulgada, a gravação ocorreu dois meses antes do seu acidade de esqui a cinco anos atrás.

Durante a entrevista Schumacher recorda o campeonato mais emocionante na sua carreira e fala quem é seu maior ídolo.

Qual foi o título mais emocionante? 

O campeonato mais emocionante foi, sem dúvida, o de Suzuka, em 2000, com a Ferrari. Depois de 21 anos sem o Campeonato Mundial  e quatro anos sem eu conseguir vencer, finalmente ganhamos a corrida, que foi excepcional, e vencemos o grande campeonato.

Em mais de 20 anos na Fórmula 1, qual adversário você mais respeitou?

schumacher

 

Foi Mika Häkkinen pelas grandes batalhas e por um relacionamento privado, muito estável.

Quanto a Fórmula 1 exige psicologicamente e fisicamente ?

A Fórmula 1 é muito difícil. Foi muito mais difícil no passado em comparação com os dias de hoje, sem os freios de potência e sem a direção hidráulica.

É um dos esportes mais difíceis. É preciso muita preparação.

Você teve um ídolo na Fórmula 1 quando criança?
Na minha época de kart, quando eu era criança, vi Ayrton Senna e Vincenzo Sospiri, que eu admirava muito porque ele era um bom piloto. Mas meu verdadeiro ídolo era Toni Schumacher (goleiro da Alemanha na Copa do Mundo de 1982 e 1986) porque ele era um grande jogador de futebol.

Você pensou que iria conseguir tantos recordes ou duvidava de suas habilidades?

michael-schumacher

Os recordes são uma coisa. As dúvidas, eu acho que são muito importantes para não se ter muita confiança, para ser cético, buscar melhorias e dar o próximo passo. Eu sempre pensei: “Eu não sou muito bom, tenho que trabalhar mais”. Acredito que esta é uma das receitas para me tornar no que eu me tornei.

Você sempre disse que o sucesso é o resultado de um esforço de equipe, mas não é a Fórmula 1 o ato de uma única pessoa?

Sucesso em qualquer situação da vida, pelo menos o que eu sei, tem a ver com trabalho em equipe. Você faz o que faz, mas com um time você será mais forte. E, no caso da Fórmula 1, é um trabalho de equipe.

Você liderou as equipes da Benetton e da Ferrari em seus títulos mundiais, e você ajudou a moldar a liderança da Mercedes. Alguns desses períodos são comparáveis ​​de alguma forma?

michael schumacher benetton
Schumacher foi convidado a disputar a prova e em apenas uma corrida chamou a atenção de Flávio Briatore ao conquistar a sétima posição na classificação. Na largada, ele pula para a 4ª posição, mas um problema na embreagem fez com que o jovem alemão de 22 anos abandonasse a prova de forma prematura, mas o recado foi o suficiente. Briatore despediu o piloto brasileiro Roberto Pupo Moreno e contratou Schumacher,

Se você voltar e olhar para as equipes pelas quais eu competia, como Benetton, onde ganhamos o campeonato depois de 4 ou 5 anos, o mesmo com a Ferrari, e depois experimentamos a Mercedes, embora em menos tempo houvesse algo em comum: Ross Brawn (engenheiro de automobilismo).

Como parte de seus esforços para melhorar, você analisa todos os pilotos ou apenas os melhores?
Para se desenvolver e dar um passo à frente, você não precisa apenas olhar para o carro, tem que olhar para si mesmo, para outros pilotos, e não apenas para os que estão à sua frente. Temos que olhar para todos, assim como eu fiz, porque todo mundo tem algo especial que eu quero conhecer.

Você sempre disse que o kart é o melhor local de treinamento para qualquer tipo de competição. Por quê?
O kart é uma bom laboratório para o futuro no automobilismo. Te dá muitas facilidades e ferramentas para desenvolver. E a luta de roda a roda é uma boa experiência de aprendizagem.

É possível alcançar o topo só com talento ?

Talento é muito importante no automobilismo, como em qualquer outro esporte, mas é algo que você deve desenvolver. O kart é uma boa base para mostrar o seu talento, mas também para encontrar outras habilidades que você precisa para ser um piloto de corridas.

Veja a entrevista em video (em inglês) aqui. 

No dia 29 de Dezembro faz cinco anos desde o acidente. O atual e real estado de saúde de Michael Schumacher continua sendo mantido em segredo pela sua mulher, Corinna, e pela restante família.

Receba atualizações em tempo real grátis

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.