A

Veja os erros ‘fatais’ durante entrevistas de emprego

Receba atualizações em tempo real grátis

As principais falhas apontadas por cerca de 60% dos entrevistados de uma pesquisa da CareerBuilder, são deixar de demonstrar interesse pela vaga, atender o telefone ou mandar mensagens de celular durante a entrevista e vestir-se de forma imprópria.

Além disso, falar mal da empresa em que trabalha ou do ex-empregador foi considerado prejudicial por 58% dos recrutadores e não ser capaz de fornecer exemplos concretos quando questionado, por 34%. A pesquisa falou com 2.600 gerentes e 3.900 funcionários americano.

A linguagem corporal também é importante: para 72%, evitar olhar o entrevistador nos olhos durante a entrevista é fatal. Não sorrir em nenhum momento é um erro grave de acordo com 42%, e um número parecido (38%) acha que uma postura ruim também pode custar o emprego. Por fim, é bom prestar atenção até no aperto de mão, já que 28% acham que, se o gesto não demonstrar força, o candidato tem menos chances.

“Uma entrevista de emprego pode ser uma das experiências mais desesperadoras que há, então é importante planejar e treinar”, diz a vice-presidente de RH da CareerBuilder, Rosemary Haefner. Como dica de preparação, ela sugere que o candidato simule uma entrevista com algum amigo, para treinar as respostas tanto de questões esperadas quanto de perguntas surpresas. “Pesquise a empresa antes e pense em respostas que incorporem a sua experiência prévia. Quanto mais preparado estiver, mais difícil será cometer erros”, diz.

A preparação pode ser importante para evitar alguns erros inusitados de candidatos, que foram citados pelos recrutadores que participaram da pesquisa como os mais estranhos de 2012.

Confira alguns:

– A candidata pegou todas as balas disponíveis em uma jarra na sala do recrutador e guardou-as no bolso

– O candidato comentou que faria tudo o que fosse necessário para fazer o trabalho – dentro ou fora da lei

– A candidata pediu para adiar o início do emprego para poder receber presentes de fim de ano na empresa em que estava

Um vídeo que ilustra bem como não se comportar em uma entrevista :

Não custa nada ficar esperto e treinar para conquistar um novo emprego.

Com informações do Valor Econômico

Receba atualizações em tempo real grátis

2 Comentários
  1. Matheus Pontes Diz

    Gostei, muito sobre o tópico, o vídeo então ótimo.
    Falou o que realmente muitos fazem, já entrevistei alguns que pelo amor não sabia se dispensava na entrevista ou antes de chamar a pessoa pra ser entrevistada.. tem pessoas que não sabe separar o profissionalismo do pessoal, principalmente mulheres, maior parte delas vão a uma entrevista vestida como se fosse pra uma balada… homens vão sem a barba feita, ou se produzem de mais, falando gírias dentre outros fatores que acaba com a primeira impressão…

    1. gean Diz

      A situação do intrevistador é incomoda pois tem de avaliar tudo mesmo.mas acho que as vezes si apegam tanto a um detalhe que esquecem de fazer um julgamento correto do profissional e seu curriculo.(palavras de um desempregado)

Deixe um cometário :)

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.