Você sabe qual o poder de um abraço ? Ele ajuda sua saúde, confira

Receba atualizações em tempo real grátis

Receber um abraço de alguém querido é uma delicia. Mas também faz muito bem para sua saúde, pois libera oxitocina, o hormônio do amor e reduz os níveis do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse. Sendo uma ótima arma contra o estresse e algumas infecções.

Esse infográfico abaixo traz explicações sobre a importância do abraço :

abraço

Infográfico cortesia da AMIL.

Os benefícios do abraço para saúde

Alem de trazer um sentimento de segurança e proteção, o abraço também ajuda na saúde.

Ele  fortalece o sistema imunológico;

Libera oxitocina, o hormônio do amor e da felicidade;

Reduz os níveis do cortisol, conhecido como o hormônio do estresse;

Relaxa os músculos, diminuindo a tensão e ajudando a controlar a ansiedade;

Libera dopamina, hormônio que aumenta o desejo sexual;

Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos;

Diminui o risco de desenvolver doenças cardíacas;

Aumenta significativamente a quantidade de hemoglobina no sangue — que leva o suprimento vital de oxigênio para todos os órgãos, incluindo coração e cérebro;

O abraço é processado pelo sistema nervoso como uma recompensa, e por isso tem um impacto importante na mente e no corpo, fazendo com que tenhamos uma sensação de felicidade e alegria.

“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer”. Esta frase famosa da psicoterapeuta norte-americana Virginia Satir .

Segundo  um estudo desenvolvido pelos pesquisadores Lena M. Forsell e Jan A. Åström, publicado no jornal Comprehen Sivephysiology, explica que abraços demorados trazem benefícios à saúde e te deixam mais feliz.

Uma da possibilidade do abraço ser tão bom é que  segundo estudos as sensações dos abraços protetores recebidos na infância são mantidas até a vida adulta. Isso significa que um abraço carinhoso é capaz de transmitir a mesma sensação de proteção, acolhimento, aceitação e amor que um dia recebemos quando crianças. Tudo isso remete à proteção materna — a primeira demonstração de acolhimento, amor e carinho que recebemos na vida.

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários estão fechados.