O que é Whey Protein ? – Descubra como funciona e como pode te ajudar

11

Receba atualizações em tempo real grátis

A Whey Protein é conhecida como a proteína do soro do leite, ela oferece uma suplementação benéfica e eficiente para melhorar a saúde e o ganho de massa muscular durante os treinamentos de força e ainda auxilia na manutenção do peso, melhorando a definição corporal e ativando o metabolismo.

Diariamente, nosso organismo necessita de proteínas para o seu bom funcionamento, em especial, para a construção e desenvolvimento dos tecidos musculares, mas também para a recuperação dos músculos após os treinos.

Leia em nosso site : Musculação ou Aeróbicos, qual o melhor para a queima de gordura ?

Praticantes de atividades físicas de maior impacto precisam de um aporte proteico extra e um dos suplementos musculares mais consumidos em todo o mundo é o whey protein. O nome, em inglês, é rotineiramente utilizado para designar suplementos de nutrição esportiva produzidos a partir da proteína do soro do leite, de alto valor biológico.

A proteína do soro do leite é obtida por meio de processos de microfiltração. Essa proteína ultrafiltrada tem alta pureza e possui uma grande concentração de nutrientes e aminoácidos essenciais de fácil digestão, que ficam rapidamente disponíveis para os músculos se desenvolverem e se regenerarem após treinamentos de força intensos.

Origens da whey protein

O whey protein é um derivado da tradicional coalhada, consumida há milhares de anos em várias sociedades que utilizavam o leite de vaca em sua alimentação cotidiana.

O soro que se separa da coalhada, que é o leite coagulado, foi utilizado como um remédio já na Grécia Antiga, apropriado como um tônico para a saúde por outros povos europeus ocidentais durante a Idade Média.

No século XX, a indústria de laticínios criou uma versão em pó desse alimento, cujo alto valor mineral fez com que o produto passasse a ser utilizado como um alimento suplementar no tratamento de doenças como tuberculose e raquitismo.

Novas tecnologias tornaram o whey protein mais puro e com digestão mais fácil, a partir de diferentes técnicas de filtragem, garantindo uma maior concentração de proteínas, retirando gorduras e açúcares.

Nos anos de 1990, o suplemento foi definitivamente adotado pela medicina e pela nutrição esportiva, se tornou sucesso entre atletas de alta performance, e ganhou novos formatos, sabores e mesclas com outros tipos de nutrientes.



Como funciona o whey protein ?

Whey Protein

A suplementação por meio de Whey Protein de qualidade< garante uma fonte de proteínas de rápida digestão, que pode fornecer múltiplos benefícios para a saúde dos consumidores.

A proteína do soro do leite é um nutriente essencial que auxilia na construção muscular, mas também estimula o equilíbrio corporal, equilibrando processos metabólicos e contribuindo para a manutenção do peso, para a regeneração celular e também para a saúde dos ossos.

O whey protein age aumentando o equilíbrio dos níveis de nitrogênio durante a prática de atividades físicas, aumentando a síntese de trifosfato de adenosina, ou ATP, que faz com que mais energia fique disponível para o corpo desempenhar suas funções.

Essa proteína também contém uma alta concentração de aminoácidos essenciais, que auxiliam na recuperação dos tecidos musculares, reduzindo a fadiga e as dores, evitando o rompimento das fibras decorrente de lesões devido ao esforço físico intenso e à repetição de movimentos, garantindo uma melhor resposta anabólica.

Esse tipo suplemento ainda aumenta a imunidade e possui uma importante ação antioxidante, que evita o envelhecimento precoce, pois age regenerando as células.

Leia em nosso site : Nutricionista diz que suplementos como Whey Protein e BCAA podem ser indicados para praticantes amadores de musculação

Mais saúde, bem estar e qualidade de vida

O whey protein ainda pode ser um importante aliado nas dietas voltadas para a redução do peso e manutenção de um corpo mais saudável, pois uma alimentação rica em proteínas promove uma redução da fome, aumentando a saciedade, em especial o apetite por doces.

A proteína do leite ainda estimula a termogênese no organismo, aumentando a produção de calor e energia corporal, o que gera uma maior queima de gordura durante a prática de exercícios.

Suplementos a base de whey protein ainda são fontes importantes de leucina, aminoácido essencial leucina que tem ação central no equilíbrio da síntese de proteínas musculares.




O consumo de whey protein ainda auxilia em um processo saudável de envelhecimento, beneficiando idosos que sofrem continuamente com a perda natural de massa muscular ao longo dos anos (condição chamada de sarcopenia).

A chegada à terceira idade pode levar à perda de quase um terço da massa muscular, processo que tende a aumentar com a passagem dos anos, afetando até 20% da população entre 60 a 70 anos, e quase metade dos idosos acima dos 80 anos.

A ingestão da proteína isolada do soro do leite pode aumentar a força e a resistência, quando acompanhada por uma rotina semanal de exercícios de baixo impacto, diminuindo os riscos de quedas e fraturas, combatendo a fragilidade muscular e melhorando a qualidade de vida no dia a dia.

A utilização de suplementos de whey protein deve ser implementada na dieta alimentar cotidiana com orientação profissional especializada.

Um médico ou nutricionista irá observar as necessidades individuais, mas a recomendação geral é que a proteína seja consumida depois da prática de atividades físicas e da musculação, para garantir efeitos mais eficientes e duradouros em termos de desenvolvimento muscular, força e resistência.

Quando usar o Whey Protein

O ideal é que após os exercícios haja uma grande oferta de proteína imediata para o músculo e essa proteína deve ser ingerida em forma de suplemento, porque se formos ingerir carne, por exemplo, o nutriente vai demorar a ser disponibilizado e o processo de regeneração da fibra muscular acaba não sendo tão eficiente quanto o esperado.

O recomendado é consumir porções de, no máximo 20 a 30 gramas de proteínas por vez, pois, além dessa quantidade o corpo não utiliza e pode provocar cálculo nos rins.

Esclarecido para que serve e as maneiras de uso do whey protein, existem algumas regras ao uso do mesmo. Veja a seguir:

● Whey Protein é um suplemento para atletas e praticantes de atividade física e não deve ser tomado por quem não pratica. Se você decide tomá-lo sem praticar nenhuma atividade, pode acabar engordando, pois, o consumo de calorias será alto e não haverá gasto algum.

● Entenda para que serve o Whey e veja se é adequado para seu objetivo. Como já mencionamos acima, o whey protein é indicado para ganho e fortalecimento de massa muscular. Se seu objetivo é apenas emagrecer, talvez não seja o melhor método.

Whey Protein não substitui refeições

Ele não possui os ingredientes necessários para o dia a dia e por isso não pode substituir nenhuma refeição. O produto foi pensado apenas para conter o necessário ao fortalecimento da musculatura na prática de atividades físicas.

● Procure orientação profissional antes de consumir. É normal trocar experiências no ambiente da academia. Os suplementos alimentares são indicados para determinados objetivos e podem ter contraindicações. Não compre antes de se consultar com seu médico ou nutricionista.

● Não utilize de forma indiscriminada. O Whey Protein é um suplemento específico para atletas e praticantes de exercícios, sendo indicado para consumo restrito antes e depois do treino. Não adianta aumentar a dose pensando que os benefícios serão também maiores.

● Exagerar na quantidade de Whey Protein pode prejudicar seu objetivo e fazer, inclusive, você engordar. Obedeça as instruções da embalagem!

Enfim, qualquer suplemento alimentar segue este mesmo conjunto de regras importantes, por isso, seja responsável com a sua alimentação e seu organismo tomando cuidado na escolha de produtos e alimentos que prometem ajudar no alcance dos seus objetivos.

 

Receba atualizações em tempo real grátis

Comentários estão fechados.